BR 10 2016 027701 9

PROCESSO DE PURIFICAÇÃO E RECUPERAÇÃO DA EFICIÊNCIA CATALÍTICA DE CATALISADORES A BASE DE Pd SUPORTADOS EM CARBONO.

 

O QUE É?

A presente invenção refere-se ao processo de separação, purificação e reativação da capacidade catalítica de catalisadores baseados em Pd suportados em carbono.
Em reações catalíticas utilizadas para a síntese de produtos com alto interesse tecnológico e industrial, os catalisadores baseados em Pd suportados em carbono estão entre os mais utilizados.
No entanto, os valores agregados a estes processos de síntese costumam ser altos, o que muitas vezes inviabiliza a utilização destes processos em escala industrial, isso ocorre principalmente pelo alto valor ligado a síntese desses catalisadores, bem como na utilização dos mesmos.
Para contornar este problema, descrevemos aqui um processo simples e de baixo custo de separação, purificação e reativação da capacidade catalítica de catalisadores baseados em Pd suportado em carbono quimicamente ligado de maneiras diferentes para serem reutilizados em vários ciclos reacionais, diminuindo assim, o valor agregado ao processo de produção de materiais com alto interesse tecnológico e farmacêutico.
O processo foi validado pela realização em triplicata para cada tipo de catalisador de três ciclos reacionais utilizando o catalisador reativado em reações de acoplamento cruzado de Sonogashira.

 

INVENTORES

Roberto da Silva Gomes
Gislaine Aparecida Honorato
Adilson Beatriz
Dênis Pires de Lima
Tairine Pimentel
Rosângela da Silva Lopes
Daiane Santana Souza

 

PROPRIEDADE INTELECTUAL

BR 10 2016 027701 9
cod UFMS 045
Depósito 16/11/2016

 

TITULARIDADE

UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul