BR 10 2017 026738 5

MISTURA GLICEROL – SAL DE CU(II)/COMPLEXO GLICEROL – CU(II)(CONTRAÍONS) COMO INSETICIDA PARA SUPRESSÃO/CONTROLE POPULACIONAL DE INSETOS VETORES E PRAGAS AGRÍCOLAS.

Referente a diferentes misturas de glicerol – sal de Cu(II) e/ou glicerol – sulfato de Cu(II)(contraíons) e seu uso para aplicação nos criadouros para a supressão/controle populacional abrangente de insetos vetores ou pragas agrícolas. A mistura glicerol – sal de Cu(II)(contraíons) após a ingestão pelo inseto no meio aquático ou absorvida na matéria orgânica dos criadouros, produz ?in situ? no sistema digestório do inseto a formação do complexo glicerol – Cu(II)(contraíons) ao longo do gradiente de pH 5 a 10/11 para destruição da matriz peritrófica (primeira linha de defesa dos insetos), ocorrência de contínuos danos celulares/teciduais, atrasos na reprodução, indução de estresse hídrico e/ou metal induzido e inviabilização de ovos e morte do inseto, principalmente, a inviabilização de ovos dos criadouros que constituem a maior dificuldade de controle populacional de insetos vetores e pragas agrícolas a partir da ineficiência de controle dos bancos/reservatórios de ovos dos insetos que permite a rápida reposição das populações dos insetos, a continuidade do processo reprodutivo dos insetos e a continuidade dos impactos sociais e econômicos. Os reagentes básicos de constituição do inseticida são glicerol e íon cobre (II) na forma de diferentes sais cúpricos (com respectivos, contraíons) em diferentes proporções mássicas/molares a depender do tipo de inseto, particularidades da espécie, biologia\reprodução e forma de aplicação.

Adilson Beatriz

Anderson Rodrigues Lima Caires