BR 10 2017 027264 8

PROCESSO PARA SÍNTESE DE SURFACTANTES DE LCC TÉCNICO, EMULSÕES INSETICIDAS E DERIVADOS DE LCC PARA CONTROLE POPULACIONAL DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI (DIPTERA: CULICIDAE) E INSETOS DE CICLO REPRODUTIVO SIMILARES E/OU SUSCEPTÍVEÍS.

A presente invenção se refere à produção de sulfonatos de LCC técnico e derivados, e sua utilização na forma pura ou em emulsões, em diferentes misturas molares, como produtos multifuncionais sustentáveis, com ação surfactante e inseticida/larvicida/antimicrobiana conjunta, para o controle populacional do Ae. aegypti e insetos de ciclo reprodutivo similar nos criadouros. Como tensoativos, os produtos poderão ser utilizados diariamente pela população nas atividades de limpeza domésticas ou industriais, bem como na lavagem de roupas e quaisquer outros têxteis. Deste modo, as águas residuais resultantes destas atividades dispersarão o produto, fazendo com que este atinja um grande número de criadouros e permitindo o controle abrangente e eficaz do vetor a partir das formas imaturas. Os produtos, formulações e emulsões poderão ser igualmente utilizados para impregnar objetos que possam servir de criadouros, sendo liberados gradualmente quando em contato com a água, ou aplicados em áreas agrícolas, em mistura com pesticidas, para controle conjunto de pragas agrícolas e insetos vetores de doenças. Devido à origem dos princípios ativos, os produtos apresentam-se como uma alternativa ecológica com grande potencial para o controle eficaz das populações de A. aegypti e outros insetos vetores, reduzindo a incidência de doenças, e permitindo a redução dos impactos ambientais e também na saúde pública resultantes da utilização tanto de surfactantes de origem petroquímica como de inseticidas químicos sintéticos.

Dênis Pires de Lima

Adilson Beatriz