Encontro de Inovação – 20 ago 2013

No dia 20 de agosto de 2013 foi realizado o Encontro de Inovação com o tema “Competitividade pela Inovação”. O encontro foi promovido pela UFMS, Embrapa Gado de Corte e Fiocruz Mato Grosso do Sul. O Governo do Estado, por meio da Fundect, apoiou a realização do evento.

Este encontro teve como objetivo demonstrar aos participantes a relação entre o esforço inovador das empresas e os resultados por elas alcançados. Tais resultados podem ser vislumbrados como maior lucratividade, acesso a mercados externos e liderança no setor em que a empresa inovadora está inserida.

O evento contou com a participação de Giovana Salmazo Ribeiro, Coordenadora dos Núcleos de Estudo e Conhecimentos da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A palestrante mostrou aos participantes como a inovação está presente no Modelo de Excelência em Gestão da FNQ. A apresentação pode ser acessada a partir deste link.

O caso da Eco Máquinas, empresa sul-mato-grossense inovadora na fabricação de equipamentos para a produção de tijolos ecológicos, foi apresentado por seu presidente, Luclécio Festa. O empresário demonstrou como a inovação tem permitido à empresa maiores níveis de competitividade, principalmente nos mercados externos. A apresentação pode ser acessada a partir deste link.

Ao término das apresentações, foi realizada uma rodada de diálogos entre os palestrantes e os participantes. O superintendente de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Sucitec), Felipe Augusto Dias, participou deste diálogo, apresentando as ações do governo do estado voltadas para o sistema local de inovação.

O registro visual do encontro pode ser acessado clicando aqui.