Encontros de Inovação

Os encontros de inovação buscam identificar oportunidades tecnológicas para a geração de projetos inovadores, em um ambiente inter e transdisciplinar. Neste ambiente, encontram-se empresas, instituições de ciência e tecnologia (ICTs) e governo.

Os participantes dos encontros de inovação serão apresentados a conceitos de vanguarda e melhores práticas utilizados por empresas inovadoras, tomando assim contato com conhecimento que pode vir a ser replicado em suas organizações. Desta forma, e com a interação entre os participantes nos encontros, espera-se que o sistema sul-mato-grossense de inovação possa ser adensado, gerando assim novos e aperfeiçoados produtos e processos.

1º Encontro – 26/06 – Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Regional

Este encontro contará com os seguintes palestrantes:

  • ALÍPIO SANTOS LEAL NETO

Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. Tem uma participação atuante em diferentes Conselhos. Atualmente é diretor da Regional Sul do Conselho Nacional dos Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI);  membro do Conselho Nacional de Fundações de Amparo à Pesquisa (CONFAP); membro também do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação; presidente do Conselho de Administração do Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), do Conselho Superior da Fundação Araucária de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; presidente do Serviço Social Autônomo Paraná Tecnologia; presidente do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paranaenses (CRUEP); secretário executivo e representante do Poder Executivo no Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia (CCT).

Graduado em Direito e especialista em Educação, atuou como professor da UFPR e da PUCPR. Também foi diretor da Escola Técnica da UFPR, presidente do Conselho Superior do Instituto Federal do Paraná, membro do Conselho Universitário e do Conselho de Planejamento e Administração da UFPR, presidente do Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas vinculadas às universidade federais e do Conselho Nacional dos Dirigentes dos Institutos Federais do Brasil, vice-presidente do Conselho Nacional dos Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI) (2011-2012) e Reitor pro-tempore  (2011-2012)  da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), ora em fase de credenciamento e implantação.

  • CELESTE EMERICK

Coordenadora de Gestão Tecnológica (Gestec) no âmbito da Vice Presidência de Produção e Inovação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz – Ministério da Saúde. Foi especialista visitante na Agência de Inovação Inova da Unicamp (2009) e diretora de Patrimônio Genético da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente (2007 a 2008). Foi Coordenadora de Gestão Tecnológica da Fundação Oswaldo Cruz de 1990 a 2007, onde elaborou e implementou a Política de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia. Colaborou na elaboração e implementação de políticas públicas nacionais relacionadas aos temas: propriedade intelectual, biossegurança, acesso aos recursos genéticos, acesso ao material genético humano, inovação tecnológica, entre outras. Coordenou o REPICT Rede de Propriedade Intelectual e Comercialização de Tecnologia (1997 a 2007). Coordenadora do Projeto Ghente Estudos Sociais, Éticos e Jurídicos sobre Acesso e Uso de Genomas na área de Saúde. Foi Presidente da Comissão Técnica de Biossegurança da Fiocruz. Socióloga graduada no Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG (1971), é mestre em Gestão de C&T em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ (2004). Trabalhou durante 16 anos (1973 a 1989) como pesquisadora em diversas instituições brasileiras.

  • JOSÉ WANDERLEY SCUCUGLIA

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia Elétrica de Ilha Solteira na área de instrumentação e controle (2006). Atualmente é Diretor Executivo da Nastek Indústria e Tecnologia Ltda, professor adjunto da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP e pesquisador na área de automação e controle aplicado a sistemas de gás e energia. Coordenou e coordena vários projetos de inovação tecnológia na UNIDERP, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas de Mato Grosso do Sul – IPETEC da UNIDERP e na NASTEK. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação, atuando principalmente nos seguintes temas: gás natural, energia, inteligência artificial, sistemas de automação e controle.

O evento será realizado pela Fiocruz Mato Grosso do Sul, UFMS e Embrapa Gado de Corte, com apoio da Fundect. O encontro terá início às 8h, no auditório da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul, sito à Av. Senador Filinto Muller, 1480, Campo Grande/MS. Inscrições podem ser feitas até o dia 25/6, pelo email cre.propp@ufms.br.

 
Mail mkt encontro de inovacao