Cursos de língua e cultura brasileira para latino-americanos

O que é?

O Projeto de Extensão “Cursos de língua e cultura brasileira para latino-americanos” (Protocolo CI6IP.300921) constitui-se de cursos de curta duração com o intuito de serem oferecidos a nossos pares internacionais da América Latina, em modalidade virtual, como forma de aproximação cultural, além de valorização e disseminação da diversidade sul-mato-grossense, o que pode provocar o aumento da atratividade no âmbito de desenvolvimento de ações que fortaleçam a internacionalidade.

Serão oferecidos em Português/espanhol, visto que serão ministrados por acadêmicos da UFMS com conhecimento em língua espanhola, sob a coordenação da Professora Lucilene Machado Garcia Arf.

Conheça os cursos oferecidos:

• Curso 1: “Português para estrangeiros” (20h) – (Terças e Quintas-feiras – 13h às 15h)

Língua Portuguesa para estudantes estrangeiros latinos: aspectos históricos, linguísticos e culturais.

Bianca da Costa Borges

Mariana Vargas da Silveira

• Curso 2: Literatura infantil no Brasil: a circulação de literatura para crianças” (20h) – (Segundas e Quintas-feiras – 18h às 20h)

Leitura literária de autores brasileiros para crianças; Trajetórias da oralidade à escrita: os contos de fadas; Monteiro Lobato e a estética literária brasileira;  Vivências literárias brasileiras.

Lara Dallagnol Debarbara da Silva Ferreira

Simone Lima Ferreira de Paula

• Curso 3: Cultura Afro brasileira” (20h) – (Quartas e Sextas-feiras – 14h às 16h)

Por entender o tema “Cultura brasileira” como sendo o conjunto das manifestações culturais (dança, música e costume), da culinária e da religião dos povos que, ao longo da História, fizeram parte da formação do povo brasileiro, abordaremos os seguintes tópicos: a dança, a música, a comida, o costume e a religião presente em cada uma das regiões que compõem o Brasil.

Fábio Júnior Vilhalba do Nascimento

Izadora de Oliveira Campeão Varela

Quem pode participar?

Estudante de graduação e de pós-graduação vinculado a IES estrangeira da América Latina (incoming).

Quais os requisitos necessários?

Estar regularmente matriculado em curso de graduação ou de pós-graduação em IES estrangeira da América Latina.

Os cursos ocorrerão entre os dias 18/11 à 21/12/2021.

Inscrições até dia 14 de novembro.

Vagas limitadas.

Inscrições encerradas!