Brasileiros e alemães discutem desafios do ensino digital

Postado por: Mario Marcio da Rocha Cabreira

No próximo dia 10 de novembro, realiza-se o Fórum de Educação Digital Brasil-Alemanha, evento on-line, gratuito e com certificado, voltado a professores de todos os níveis, além de gestores de instituições educacionais.

German-Brazilian Digital Education Forum, que promove o intercâmbio de experiências e ideias em relação à transformação digital no ensino em ambos os países, acontece no dia 10 de novembro, entre 11h e 14h, pela plataforma Zoom, com as palestras transmitidas em Inglês

“A necessidade do evento partiu do atual fenômeno global de transformação digital no ensino, com o objetivo de fomentar a criação de redes de intercâmbio de informações e experiências, visando enfrentar os novos desafios da gestão educacional. Sistemas de ensino, realidades e estratégias diferentes para a transformação digital dos dois países servem para dar impulso ao tema e mostrar como cada um lida com este desafio. A abordagem servirá de inspiração mútua para ambos, apresentando conceitos inovadores que serão discutidos durante o Fórum”, explica Maxi Neidhardt, coordenadora, no Brasil, da Sociedade de Preparação Acadêmica e Desenvolvimento de Testes (g.a.s.t.).

A primeira parte do Fórum abordará a transformação digital nas universidades e contará com palestras do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), da Sociedade de Preparação Acadêmica e Desenvolvimento de Testes (GAST), além de professoras da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Entre os temas abordados, estão plataformas e conceitos de educação digital, telecolaboração e intercâmbio virtual, comunicação intercultural e formação de professores de línguas estrangeiras.

Já a segunda parte será voltada, exclusivamente, para o ensino digital nas escolas. Os palestrantes irão debater sobre metodologia e didática no ensino de línguas estrangeiras, projetos digitais para escolas, diagnóstico de linguagem, mobilidade educacional, desenvolvimento de competências em disciplinas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e Pedagogia no ensino Fundamental. Participam desta fase, a escola alemã Colégio Visconde de Porto Seguro (Valinhos-SP), a Universidade Técnica de Munique, a Freie Universität Berlin e o Goethe-Institut.

O formulário para inscrição gratuita pode ser acessado pelo link https://bit.ly/DE-BRforum. Após a conclusão do cadastro, o participante receberá, por e-mail, o link de acesso ao evento on-line. Para participar, basta acessá-lo no dia e horário programados.

German-Brazilian Digital Education Forum

Horário no Brasil: 11:00 – 14:00

Horário na Europa Central: 15:00 – 18:00 CET

Duração: 3h

Link para cadastro GRATUITOhttps://bit.ly/DE-BRforum

Mais informações: Tel.: +55 41 999307966 / mullernorma@gmail.com

Organização:

Sociedade de Preparação Acadêmica e Desenvolvimento de Testes (g.a.s.t.)

Universidade Técnica de Munique (TUM)

Freie Universität Berlin (FU Berlin)

Apoio: DWIH São Paulo

PALESTRANTES

Introdução

–         Dr. Jochen Hellmann (DWIH/DAAD) Diretor no Brasil do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico

–         Julius Calaminus – Cônsul Cultural do Consulado-Geral da Alemanha em São Paulo

–         Maxi Neidhardt (g.a.s.t. – Sociedade de Preparação Acadêmica e Desenvolvimento de Testes), Christian Lazar (FU Berlin / Freie Universität Berlin) e Sören Metz (TUM / Universidade Técnica de Munique)

Digitalização nas Universidades

–         Prof. Ana Cristina Biondo Salomão (UNESP) – Assessora de Relações Internacionais da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e coordenadora do programa Brazilian Virtual Exchange (BRaVE-UNESP)

–         Maja Dimitroff (DAAD – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) gerente do projeto BIRD (Espaço Educacional Digital / Bildungsraum Digital)

–         Dr. Marc Turnwald (g.a.s.t.), líder da equipe de desenvolvimento de software da Sociedade de Preparação Acadêmica e Desenvolvimento de Testes (g.a.s.t.)

–         Prof. Josele Bucco Coelho (UFPR) – Vice-Reitor de Graduação, responsável pela Digitalização na Universidade Federal do Paraná (UFPR) até março de 2021

–         Prof. Wiebke Röben de Alencar Xavier (UFRN) – Professor associado de língua e literatura alemão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Digitalização nas Escolas

– Prof. Kristina Reiss (TUM) – professora de ensino de matemática e reitora de educação na Universidade Técnica de Munique (TUM) até março 2021.

– Ingo Mahadjer-Kangarlou – Diretor da escola alemã Colégio Visconde de Porto Seguro (Valinhos/SP).

– Johannes Hinkelammert (FU Berlin / Freie Universität Berlin) – Professora de Instrução Especial, Departamento de Educação e Psicologia – Pedagogia do Ensino Fundamental, Gerente do Projeto de Ensino de Matemática “Rechenpate”.

– Juliane Müller de Acevedo (Goethe-Institut) – Gerente da Iniciativa PASCH – “Escolas: uma parceria para o futuro” para o Goethe-Institut no Brasil.

* Com informações de Ricardo Mangold