BR 10 2021 018895-2

UFMS 119

PEPTÍDEO SINTÉTICO COM ATIVIDADE ANTIMICROBIANA E ANTIFÚNGICA

O QUE É?

A invenção apresentada se refere a um novo peptídeo sintético originado a partir do inibidor de peptidase de sementes de Inga laurina (ILTI), que após clivagens originou sequências menores, na qual a sequência escolhida passou por alterações através de ferramentas computacionais, objetivando a obtenção de melhores características antimicrobianas. Deste modo, obteve-se uma ação potencializada contra patógenos. Trata-se de uma sequência de 18 aminoácidos, designada KWIRRIIRDYKKFFIKFI, sendo uma molécula com relevância farmacológica antimicrobiana, com atividade contra as bactérias Gram-positivas e Gram-negativas e fungos, como a Candida parapsilosis, demonstrado no ensaio de Concentração Inibitória Mínima (CIM) realizado.

INVENTORES

Suellen Rodrigues Ramalho