Universidades do México disponibilizam vagas para mobilidade acadêmica internacional

Postado por: Jessica da Silva Militao

Estudantes de graduação e pós-graduação podem se inscrever para mobilidade acadêmica internacional em universidades do México. As oportunidades se diferenciam por dispor de bolsas parciais que cobrem custos com acomodação e alimentação ao longo da estadia dos selecionados. Os interessados podem se inscrever por meio do Sistema de Informação e Gestão de Projetos.

São disponibilizadas uma vaga para estudante de graduação na Universidade do Caribe e uma oportunidade para estudante de pós-graduação na Universidade Autônoma de Guerrero, com inscrições até dia 10 de junho. Também há uma vaga de graduação na Universidade Tecnológica de San Juan Del Ríocom inscrições até dia 14 de junho.

“A mobilidade acadêmica internacional é vista como um processo essencial para a internacionalização do ensino superior, pois promove a diversidade cultural, o intercâmbio de conhecimento e experiências, e contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. Além disso, a colaboração internacional na educação e na pesquisa pode levar a avanços significativos em diversas áreas do conhecimento”, explica a secretária de Relações Internacionais da Universidade, Lucilene Machado Garcia Arf.

Segundo a secretária, a mobilidade acadêmica gera benefícios tanto para as instituições quanto para os participantes da experiência. “A mobilidade de estudantes para o exterior oferece várias vantagens para as universidades, tanto em termos de desenvolvimento institucional como de melhoria da qualidade educacional. Contribui para a internacionalização das universidades à medida que se tornam mais atraentes para estudantes e investigadores de todo o mundo, enriquecendo a experiência acadêmica e promovendo a troca de ideias inovadoras”.

“A diversidade do corpo estudantil e a presença de estudantes internacionais são frequentemente critérios avaliados por rankings. O envio e a recepção de estudantes promovem a criação de redes e parcerias com outras instituições de ensino superior. Estas colaborações podem resultar em projetos de pesquisa conjuntos, publicações acadêmicas e programas de duplo diploma”, completa.

Para se inscrever nas vagas destinadas à graduação, o estudante precisa estar regularmente matriculado em curso de graduação na UFMS; ter cumprido, no mínimo, 20% a carga horária total do curso e, no máximo, 80%; apresentar média geral acadêmica igual ou superior a 6,5; além de apresentar comprovante de fluência em espanhol. Já para vaga para pós-graduação, o interessado precisa estar regularmente matriculado em curso de pós-graduação stricto sensu na UFMS no primeiro semestre de 2024.

Mais informações sobre as oportunidades de mobilidade acadêmica podem ser encontradas no quadro de oportunidades da Agência de Internacionalização e de Inovação.

Texto: Alíria Aristides

Fonte: https://www.ufms.br/universidades-do-mexico-disponibilizam-vagas-para-mobilidade-academica-internacional/