O Clube de Conversação em francês está de volta!

Postado por: Jessica da Silva Militao

O clube de conversação em francês acontecerá todas as quintas-feiras às 17h45, a partir do dia 29 de agosto de 2024 até o final deste 2° semestre.

– O que é o Clube de Conversação em francês?

O Clube de Conversação é um momento informal para as pessoas conversarem em francês, sobre tópicos relacionados à cultura francesa e aos países de língua francesa. Este clube de conversação foi lançado em abril de 2023 pela UFMS e tem sido um sucesso desde então, e é por isso que o projeto é relançado novamente.

Concretamente, o Clube de Conversação francês pode assumir diversas formas: leitura de um trecho de uma obra literária, audição de música, exibição de filmes seguido de troca de ideias, jogos … A cada semana é feito algo diferente, dependendo dos desejos e sugestões dos participantes.

Para o primeiro dia do Clube deste semestre (29 de agosto de 2024) faremos um jogo para nos apresentarmos:

Tema:  Le bonheur (a felicidade).

Vamos nos perguntar: Como você definiria a felicidade? Quais coisas o faz feliz diariamente? O dinheiro traz felicidade? Existe uma idade para ser feliz?

Leremos juntos o Relatório sobre a Felicidade Mundial, que nos permitirá comparar a felicidade entre diferentes países e discutir os fatores culturais que influenciam o bem-estar.

Também ouviremos a música “Tout Oublier”, de Roméo Elvis e Angèle, que critica a pressão social para sermos constantemente felizes, principalmente por meio das redes sociais.

Todos os participantes poderão expressar suas expectativas em relação a este clube de conversação.

Quais são os requisitos para participar?

Como nos semestres passados, qualquer pessoa pode participar, seja estudante ou não.
O único pré-requisito é ter algum conhecimento básico de francês.
De fato, um iniciante completo em francês pode ficar um pouco perdido durante as conversas. Mas não se preocupe, um nível A2 é suficiente para participar.
Não é necessário se registrar, mas é recomendável participar do grupo WhatsApp por meio do QR Code (pode solicitá-lo pelo serin.aginova@ufms.br).

-Onde ocorrerá?

Novo espaço !

Na Cidade Universitária – Sala 2 da FAALC – térreo – Setor 3 – Entrada pelo portão 4.

Espero vocês!
Loïc Le Morvan