Aberta pré-seleção para mobilidade acadêmica internacional a distância na Colômbia

Postado por: Jessica da Silva Militao

Estudantes de graduação, mestrado e doutorado têm até 28 de outubro para inscrição na pré-seleção voltada à mobilidade acadêmica internacional a distância na Universidade Nacional Aberta e a Distância (Unad), da Colômbia. O período será de fevereiro a julho de 2025 e a inscrição deve ser feita no Sistema de informação e Gestão Acadêmica (Sigproj).

“É uma oportunidade para estudantes que queiram fazer uma disciplina em uma universidade estrangeira, queiram adquirir um conhecimento a mais e também exercitando uma outra língua e não podem fazer isso presencialmente, em outro país”, ressalta a servidora da Secretaria de Relações Internacionais da Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova), Jéssica Militão.

A previsão é de que a Unad ofereça até cinco vagas para todos os seus parceiros internacionais nos mais de 50 cursos disponíveis. As formações são em diversas áreas do conhecimento, entre elas: administração e gestão, agronomia, artes visuais, biotecnologia, ciência política, comunicação, contabilidade, direito, educação e pedagogia, engenharias, filosofia, informática e tecnologia da informação, matemática, saúde, sociologia e zootecnia. As disciplinas que poderão ser cursadas a distância pelos selecionados estão no Quadro de Oportunidades, na página da Aginova.

Segundo a técnica-administrativa, esta é a primeira oferta a partir da cooperação com a Unad e a pré-seleção é feita para que o interessado possa proceder à candidatura junto à universidade colombiana. A servidora destaca, porém, que a pré-seleção e a candidatura não garantem o aceite da instituição estrangeira.

Para participar é preciso atender aos requisitos estabelecidos pelo edital Nº 05/2024. Os estudantes de graduação devem também ter integralizado no mínimo 20% e no máximo 80% da carga horária de seu curso e apresentar média geral acadêmica superior a 6,5. Mais informações podem ser obtidas junto à Aginova.

Texto: Ariane Comineti