BR 51 2013 001093 4

AVALIAONLINE – AVALIAÇÃO DE NOTAS.

O QUE É?

Primeiramente, avaliar os alunos, em sala de informática das escolas públicas, obtendo correções automáticas e instantâneas das avaliações processadas no computador, para que o professor, num curto espaço de tempo, saiba intervir na aprendizagem do aluno de forma direcionada, sem precisar gastar horas de seu tempo corrigindo provas e fazendo registros manualmente. Aplicação de mais do que uma avaliação, inclusive de recuperação, durante o tempo destinado para aplicação de provas. Obter o controle de notas nas avaliações, fornecendo o número de chamada, o nome do aluno e sua nota. Finalmente, obter o número de chamada dos alunos que erraram cada questão, cumprindo assim com os descritores da educação básica, para que o professor saiba qual conteúdo não foi bem compreendido por seus alunos, para abordá-lo novamente em aulas posteriores, trabalhando assim a recuperação garantida ao aluno, por lei.

AUTORES

Silvio Rogerio Alves Esquinca

VANTAGENS

Em se tratando de aplicação de provas objetivas virtuais, o professor não precisará levar pilhas de provas impressas para corrigi-las em sua casa, não perderá tempo com registros manuais, por aluno, o que tarda a intervenção do professor na aprendizagem de seus alunos, além de aumentar a ansiedade dos alunos para saber qual foi a nota obtida, com a demora na entrega dos resultados, pois ao executar o controle de notas e de erros virtuais, serão fornecidos instantaneamente os resultados prontos para impressão de forma que, diante deles, no término da aplicação das avaliações, o professor saberá como intervir de forma direcionada, por aluno, sabendo quais alunos atingiram a média exigida para aprovação, quais foram recuperados e quais precisarão de nova recuperação. Saberá ainda qual conteúdo deverá ser abordado novamente. Não haverá necessidade de se liberar os alunos antes do horário estipulado para o término das aulas, no dia de aplicação de simulados, para que uma equipe de professores corrijam manualmente as provas objetivas impressas. A aula poderá ser retomada e os conteúdos prosseguirão com rapidez, permitindo assim ganho de tempo para o professor concluir o livro didático até o término do ano letivo. Não haverá erro humano de correção, por cansaço ou outros motivos, como geralmente ocorre, conforme relatos de algumas coordenadoras de ensino. Com a obtenção de resultados instantâneos, será possível empregar a equipe pedagógica, na solução de problemas de aprendizagem, de forma direcionada e rápida. Outra vantagem é a economia de recursos financeiros, pois não haverá gastos com papel e toner para impressora.

PROPRIEDADE INTELECTUAL

BR 51 2013 001093 4