BR 10 2016 013941-4

USO DO CORANTE EOSINA AZUL DE METILENO NO CONTROLE FOTODINÂMICO DO INSETO VETOR AEDES AEGYPTI.

O QUE É?

A presente invenção trata da utilização da mistura de azur II (mistura não oxidada de azur I e azul de metileno) e eosinato de azur II (corante formado pela combinação equimolar de azur I, azul de metileno e eosina amarelada), denominado Eosina Azul de Metileno segundo Giemsa (EAM), como agente fotossensibilizador para o controle fotodinâmico (CF) do inseto vetor Aedes aegypti. Foi avaliada a presença do corante nos criadouros, o qual foi ingerido e/ou absorvido pelas larvas e, após a irradiação luminosa, o corante induziu a morte larval por estresse oxidativo devido a produção de oxigênio singleto e/ou outras espécies reativas de oxigênio (EROs). O mecanismo de ação do CF no metabolismo do inseto pôde ser ativado pela iluminação dos fotossensibilizadores, internalizado no inseto vetor, quando iluminados com a luz branca. Luz essa que pode ser proviniente tanto de fontes artificiais (lasers, LEDs, lâmpadas halógenas, fluorescentes, de sódio e tungstênio, etc) quanto de fonte natural (luz solar).

INVENTORES

Anderson Rodrigues Lima Caires