BR 10 2015 011381-1

N-ACETILAÇÃO DE AMINAS AROMÁTICAS POR ASPERGILLUS JAPONICUS: UMA FERRAMENTA PARA BIORREMEDIAÇÃO E PREPARAÇÃO DE PRODUTOS BIOATIVOS.

O QUE É?

A presente invenção refere-se a um processo de biotransformação de aminas aromáticas tóxicas, utilizando cepas do fungo Aspergillus japonicus. As biotransformações foram conduzidas em meio de cultura líquido contendo fontes de carbono selecionadas para a manutenção e crescimento do respectivo fungo. O procedimento é adequado para a obtenção inédita dos produtos acetilados das respectivas arilaminas que apresentam menor grau de toxicidade ou são inócuos para o meio ambiente e o ser humano. Foram utilizados como materiais de partida para serem incubados as aminas aromáticas anilina, 4-metilanilina, 2-aminofenol, 4-aminofenol e 4-aminoacetofenona. Todas as aminas foram transformadas nos seus respectivos produtos acetilados. Para um processo de bioacetilação por fungos as conversões são consideradas relevantes uma vez que aproximadamente 40% dos materiais de partida foram recuperados, portanto, os rendimentos dos produtos baseados nos substratos recuperados foram na faixa de 17-84%. O invento fornece uma alternativa de grande impacto para utilização de culturas de A. japonicus na biorremediação de aminas aromáticas derivadas de degradação de produtos tóxicos de indústrias químicas, agroquímicas e farmacêuticas. Adicionalmente, o processo de biotransformação empregando A. japonicus se apresenta como um processo de baixo impacto ambiental para a preparação dos importantes produtos para a indústria farmacêutica acetanilida e acetaminofeno (paracetamol).

INVENTORES

Adilson Beatriz