BR 10 2015 007233-3

PROCESSO DE PRODUÇÃO E USO DE MISTURAS DE SURFACTANTES IÔNICOS DO LÍQUIDO DA CASCA DA CASTANHA DO CAJU E DO ÓLEO DE MAMONA COMO LARVICIDA.

O QUE É?

A presente Invenção refere-se a produtos preparados a partir do líquido da casca da castanha do caju (LCC) para serem usados contra larvas de mosquitos transmissores de doenças. A presente invenção trata-se de surfactantes aniônicos de sódio e potássio pastosos que podem ser produzidos facilmente com baixo custo a partir do LCC juntamente com óleo de mamona através da saponificação destes materiais com hidróxido de sódio e/ou potássio. Os sais de sódio e de potássio preparados a partir da saponificação de LCC (20%) e óleo de mamona (80%) (massa-massa) são capazes de exercer forte ação larvicida sobre as larvas do mosquito Aedes aegypti no 3º. estádio de desenvolvimento larval.

INVENTORES

Adilson Beatriz