Fóruns da ONU sobre florestas e redução de risco de desastres

Postado por: Mario Marcio da Rocha Cabreira

O programa Diplomacia Civil, iniciativa do Instituto Global Attitude, está com inscrições abertas para quem deseje integrar duas delegações focadas em meio ambiente: UN Forum on Forests (Nova York, EUA) e Global Platform for Disaster Risk Reduction (Genebra, Suíça), ambas com viagem prevista para o mês de maio. O alvo são jovens que querem discutir sobre desenvolvimento sustentável, preservação de florestas e desastres ambientais na ONU. O Programa oferece workshops on-line de capacitação antes dos eventos nos EUA e na Suíça

Durante o mês de maio, acontecem dois fóruns da ONU, focados em meio ambiente, e o Diplomacia Civil, programa do Instituto Global Attitude, busca jovens estudantes para compor as delegações que participarão do UN Forum on Forests, promovido pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (DESA), de 4 a 10 de maio, e do Global Platform for Disaster Risk Reduction, do Escritório da ONU para Redução do Risco de Desastres (UNISDR), de 11 a 17 de maio.

Selecionados terão acesso a debates e palestras com líderes e organizações internacionais, além de contar com uma agenda de reuniões exclusiva, organizada pelo programa, e workshops on-line de capacitação com temas preparatórios para os eventos.

UN Forum on Forests é realizado em Nova York, EUA, e reúne representantes dos Estados membros da ONU, organizações internacionais e membros com status consultivo no ECOSOC, para discutir estratégias de implementação dos ODS focados na preservação de florestas no mundo, por meio da cooperação financeira e tecnológica internacional.

Criado no ano 2000, o objetivo principal do evento é promover a gestão, conservação e o desenvolvimento sustentável de todos os tipos de florestas, por meio do diálogo para melhorar a cooperação e coordenação em questões florestais e fornecendo, ainda, um panorama florestal abrangendo aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Já o Global Platform for Disaster Risk Reduction é um fórum mundial voltado à discussão de medidas de prevenção e redução de riscos. O evento é bianual e, nele, são abordados temas como estratégias de resgate, recuperação e reconstrução ambiental, investimentos em redução de risco de desastres e mudanças climáticas, além de soluções que atinjam os objetivos da Agenda 2030 voltados a este assunto.

Já em sua sexta sessão, o fórum deste ano acontece em Genebra, Suíça, e aborda o tema “Dividendo de resiliência: rumo a sociedades sustentáveis e inclusivas”, debatendo sobre o gerenciamento de riscos e o investimento em seu desenvolvimento.

Podem se candidatar estudantes, jovens profissionais e pesquisadores de 18 a 35 anos, independente da área de formação, até o dia 10 de março (domingo), às 23h59, preenchendo o formulário eletrônico e anexando currículo.

O critério de seleção leva em conta tanto o desempenho acadêmico do candidato, como o interesse pela temática abordada nos eventos, além da proposta de artigo, desenvolvido durante a preparação para a viagem.

O programa é pago e inclui o credenciamento no evento, passagens aéreas de ida e volta, traslado aeroporto-hotel, acomodação em hotel, seguro saúde, assistência na emissão de visto, workshops de capacitação, supervisão e orientação para redação do artigo de pesquisa, cartão de visita personalizado, certificado de participação e acompanhamento de um coordenador do Diplomacia Civil.

Com informações do Instituto Global Attitude.

Para saber mais, acesse: