Mais duas palestras internacionais ocorrerão neste mês de Agosto na UFMS.

Postado por: Mayara Severino

Nos dias 22 e 23 de agosto irão ocorrer duas palestras internacionais na Universidade, promovidas pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Programa de Pós-graduação em Saúde da família junto com o Instituto Integrado em Saúde.

No dia 22 o tema do seminário será “Reabilitação baseada na comunidade”.

A reabilitação com base na comunidade mostra como é possível no nosso contexto com alta incidência de doenças crônicas, pessoas idosas, fragilizadas e vulneráveis, estimular e empoderar a comunidade pra produzir recursos de cuidado a partir das oportunidades que a própria comunidade fornece. O seminário é organizado em cooperação com Universidade de Bologna, as ONG AIFO e Brasa, no âmbito das atividade do Projeto de Cooperação RERSUS  a respeito do tema do desenvolvimento dos cuidados aos crônicos,  que envolve a Região Emília-Romagna, a Universidade de Bolonha, a Universidade de Ferrara, a Universidade Federal Fluminense, a Unirio e a UFMS, e abordará o quadro teórico e metodológico da avaliação das necessidades de saúde em um contexto a forte incidência de doenças crônicas.

Quem irá palestrar: Ardigó Martino, medico sanitarista da UFMS e o Sunil Deepak, medico experto da cooperação internacional, da ONG AIFO
Horário: dia 22 de Agosto 2019, das 13.00 as 17.00 horas
Local: Sala de Aula 3 Faodo, UFMS

E no dia 23 o tema será “Pesquisa emancipatória”.

A pesquisa formação intervenção, especificadamente a pesquisa emancipatória, nos ajuda em realizar pesquisas baseadas na comunidade, valorizando os próprios atores comunitários no papel de pesquisadores do cotidiano e da realidade que eles mesmo vivem. O ator comunitário no seu papel de pesquisador é também convocado no para interpretar e narrar própria pesquisa.
A pesquisa emancipatória se inscreve no mais amplo contexto da pesquisa-formação-intervenção participativa com base comunitária, representa um recurso interessante em teremos de territorialização da Atenção Primaria em Saúde e de empoderamento comunitário. A pesquisa emancipatória pode ser uma ferramenta interessante para a avaliação das necessidades de saúde da população e na realização de projetos de intervenção compartilhados e participativos.
O seminário é organizado em cooperação com Universidade de Bologna, as ONG AIFO e Brasa, no âmbito das atividade do Projeto de Cooperação RERSUS  a respeito do tema do desenvolvimento dos cuidados aos crônicos,  que envolve a Região Emília-Romagna, a Universidade de Bolonha, a Universidade de Ferrara, a Universidade Federal Fluminense, a Unirio e a UFMS, a ONGS AIFO e Brasa, abordará o quadro teórico e metodológico da avaliação das necessidades de saúde em um contexto a forte incidência de doenças cronicas.

Horário: dia 23 de Agosto 2019, das 7.30 as 11.00 horas
Local: Sala de Aula 3 Faodo, UFMS