Inscrições abertas para mobilidade acadêmica na Universidade do Porto em 2021.1

Postado por: Jessica da Silva Militao

Estão abertas as inscrições para mobilidade acadêmica internacional para 2021.1 na Universidade do Porto, em Portugal. A oportunidade vale para estudantes matriculados em cursos de graduação e pós-graduação.

O período de mobilidade tem duração de até um semestre. O 2º semestre da Universidade do Porto está previsto para fevereiro de 2021, a depender da situação epidemiológica devido a Covid-19.

Os interessados em se candidatar à oportunidade de intercâmbio no 2º semestre têm que preencher formulário junto à UPORTO e colher autorizações e documentação para envio até o dia 07 de outubro para a Aginova/UFMS, visando análise e assinatura do Coordenador Institucional do acordo internacional. Finda esta etapa preparatória, os aprovados têm até o dia 15 de outubro para enviar o formulário de inscrição em caráter final para UPORTO. A instituição portuguesa será responsável pela seleção dos candidatos e os resultados serão anunciados em novembro.

Confira aqui os Editais de Divulgação AGINOVA/UFMS nº09/2020 e Retificação AGINOVA/UFMS nº 11 de 30 de abril de 2020 com todos os detalhes.

Coronavírus

Todos os candidatos devem estar cientes de que, na medida em que a pandemia causada pelo novo coronavírus impactar as atividades da UFMS e da Universidade do Porto, o programa de mobilidade internacional poderá sofrer alterações, incluindo o adiamento ou cancelamento das mobilidades. As decisões nesse sentido serão tomadas de forma conjunta pelas instituições.

A Agência de Desenvolvimento, de Inovação e Relações Internacionais (Aginova) não recomenda compra de passagens, requerer visto ao país de destino e realizar o seguro de saúde internacional antes da Carta de Aceitação da Universidade do Porto e a confirmação da efetivação da mobilidade, devido a possíveis cancelamentos e alterações que poderão ocorrer, decorrente da pandemia. A UFMS se exime de quaisquer responsabilidades sobre as despesas dos estudantes.

Para mais informações entre em contato com a Divisão de Relações Internacionais pelo e-mail dirin.aginova@ufms.br.