BR 51 2020 002133 6

MiniJava Compiler UFMS.

O QUE É?

A versão atual do compilador implementa o front-end, isto é, a análise léxica, sintática e semântica (parcial), para um trecho da linguagem MiniJava, a qual é um subconjunto da linguagem Java. Foi criada uma GUI simples na qual o usuário pode intuitivamente inserir trechos de código fonte da linguagem fonte e compilá-los para verificar a presença de erros léxicos, sintáticos ou semânticos. A linguagem MiniJava foi descrita no apêndice da referência “Appel, Andrew W., Modern Compiler Implementation in Java, 2a Edição, Cambridge University Press, 2002”.

AUTORES

Mário de Araújo Carvalho

Bianca de Almeida Dantas

Gabriel Medina Braga

VANTAGENS

Interface gráfica, com componentes gráficos intuitivos; highlights do código-fonte, para facilitar o ensino sobre palavras chaves; código padronizado com o padrão MVC, para garantir a escalabilidade do código-fonte e sua fácil extensão; suporta arquivos Java, desde que estejam de acordo com a gramática; contém todas as partes do front-end de um compilador simples, como análise léxica, sintática, semântica e detecção de erros; ferramentas de edição de texto, bem como Undo e Redo; opções de manipulação de arquivos. Problemas resolvidos: O projeto resolve o problema da falta de opções de compiladores simples e completos, que possam ser utilizados em sala de aula, ou para futuros projetos de ensino/pesquisa; como o código-fonte é aberto, o projeto pode ser estendido e implantado como compilador de sistemas embarcados com poucos recursos de hardware.

PROPRIEDADE INTELECTUAL

BR 51 2020 002133 6