BR 10 2019 005169-8

DINAMÔMETRO BIOMÉDICO MECATRÔNICO PARA AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA HANSENÍASE.

O QUE É?

A presente invenção refere-se a um dinamômetro biomédico mecatrônico capaz de medir e gerar informações das seguintes forças de preensão: palmar, pinça polpa-polpa, pinça trípode, pinça lateral e também força variante no tempo na faixa de 0 a 700 N. As informações produzidas pelas forças são processadas num microcomputador que contém dois softwares responsáveis pelo processamento e apresentação amigável numérica e gráfica dos comportamentos das forças ao longo ao longo do tempo. Outra característica relevante refere-se ao fato da invenção ser capaz de gerar informações em tempo real que podem ser transmitidas em longas distâncias por meio de rede de comunicação com ou sem fio, permitindo ao médico analisar e fazer diagnóstico ao mesmo tempo em que o exame é realizado. O dinamômetro permite ajustar o espaçamento entre os suportes onde encontram-se sensores de pressão e o apoio para a palma considerando-se quaisquer dimensões de mão. Por último, o dinamômetro fornece exames simultâneos das forças, facilitando o diagnóstico precoce de doenças e favorecendo a decisão do profissional de saúde. Por fim, as informações processadas podem contribuir para um diagnóstico preciso com um tratamento adequado ao longo de um período de tempo.

INVENTORES

Iandara Schettert Silva