Aberta pré-seleção de estudantes para mobilidade acadêmica internacional

Postado por: Vanessa Correa Gama

Segundo o diretor da Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova), Saulo Gomes Moreira, “este é o primeiro edital que unifica a seleção de estudantes para a mobilidade. Tem também caráter contínuo, o que significa que, conforme as oportunidades forem surgindo e sendo atualizadas no portal da Aginova, os interessados poderão se inscrever a qualquer tempo”, explicou.

A secretária de Relações Internacionais da Aginova, Lucilene Machado Garcia Arf, destacou que para participar é necessário primeiro acessar o Sigproj e ler o edital, para verificar se a condição acadêmica individual corresponde ao que é exigido. Depois, o estudante deve verificar no portal da Aginova as vagas que são ofertadas e as condições específicas de cada instituição parceira, e então, anexar na inscrição os documentos indicados. “É importante ainda que os estudantes estejam cientes de que a inscrição não é garantia da mobilidade, que após a pré-seleção os nomes serão enviados à instituição no exterior, que fará sua própria seleção e emitirá a carta de aceite. Com a confirmação efetiva de mobilidade é que poderá se proceder à compra de passagens, de seguros e solicitação de visto”, apontou.

Para a pré-seleção dos estudantes de graduação será utilizado o coeficiente de rendimento, gerado a partir do histórico acadêmico. Para a pós-graduação, além do coeficiente de rendimento, gerado a partir da quantidade de disciplinas cursadas e créditos já realizados, será considerada a produção acadêmica, gerada a partir de publicações científicas e demais informações apresentadas no currículo. Para cada oportunidade de mobilidade, será aceita apenas uma proposta por estudante.

O diretor da Aginova destacou que “a mobilidade acadêmica internacional traz muitos ganhos aos estudantes, que têm a oportunidade de passar um período em um país com uma cultura diferente, com conhecimentos técnicos que podem ser compartilhados, seja na graduação quanto na pós-graduação; e muitos ganhos também à Universidade, que aumenta suas interações com instituições parceiras, compartilhando experiências e boas práticas”.

Todas as informações sobre a pré-seleção podem ser obtidas no aqui. Os interessados devem ficar atentos ao Sigproj e ao portal da Aginova para acompanhar as oportunidades abertas e também os resultados da pré-seleção.

Texto: Ariane Comineti

Fonte: Site UFMS