Abertas vagas para TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Postado por: Jéssica

Na tentativa de trabalhar o comportamento empreendedor dos alunos de graduação da UFMS um grupo de professores se organizou para apoiar alunos da universidade que tenham interesse em empreender e inovar.

A Disciplina TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA ofertada no curso de Engenharia de produção/FAENG acontecerá a partir de 20/05/2016, das 13h às 15h, presencialmente com carga horária de 34 horas.

A referida disciplina já foi ofertada no semestre anterior e reuniu alunos de vários cursos como farmácia, engenharia de computação, engenharia de produção, tecnologia de alimentos, ciências biológicas, ciências sociais e fisioterapia. Trata-se de uma experiência rica e cheia de troca de experiências.

Na disciplina serão trabalhados os conteúdos: Autoconhecimento: Perfil empreendedor; Escolhendo uma ideia de negócio. Descoberta: Inovação e Diferencial; Modelo de negócios. Pesquisa de Mercado: Análise da concorrência; Análise do perfil de mercado. Propriedade Intelectual: Marca; Patente; Indicação geográfica e proteção de software. Plano de Negócios: Plano de marketing; Plano Operacional; Plano financeiro. Captação de Recursos. Além de palestras com empreendedores locais.

Os professores responsáveis pela disciplina são: ANDREA ROMERO KARMOUCHE; ARIEL ORTIZ GOMES; CAMILA DA SILVA SERRA; FRANCISCO BAYARDO MAYORQUIM HORTA BARBOSA; PETER BATISTA CHEUNG; e SERGIO CARVALHO DE ARAUJO.

A disciplina será ministrada no campus de Campo Grande no Complexo Multiuso.

Os interessados devem solicitar na coordenação do curso de origem ajuste de matrícula e enviar e-mail até dia 19.05.2016 para eprod.faeng@ufms.br.