Bolsas de intercâmbio acadêmico no Japão exclusivas para mulheres.

Postado por: Sabrina Carvalho

A Japanese Association of University Women abriu inscrições para bolsas de intercâmbio acadêmico no Japão. Voltada para mulheres que já tenham mestrado em sua área de atuação, a iniciativa aceita candidaturas até 31 de março.

Serão duas bolsistas escolhidas, de qualquer área do conhecimento, para fazer intercâmbio acadêmico no Japão por um período de 4 a 6 meses. O período no país asiático deve acontecer entre setembro de 2018 e março de 2019, obrigatoriamente.

Como se inscrever para o intercâmbio acadêmico no Japão

O processo de candidatura exige uma série de documentos da estudante, que deve encaminhá-los por correio para a sede da associação japonesa.

Entre as informações necessárias, estão dados pessoais básicos (como idade, que não deve ser superior a 45 anos), histórico acadêmico, detalhes sobre experiências profissionais e dados sobre a proficiência em inglês e japonês. Como o intercâmbio acadêmico no Japão tem um período limitado, é necessário também estipular datas previstas para permanência no país e descrever como será a pesquisa desenvolvida.

Deve-se ainda apresentar informações sobre a instituição de ensino japonesa que receberá a estudante, além de submeter a carta de aceite emitida pela entidade. Outros detalhes do processo incluem uma listagem de publicações acadêmicas, como artigos, capítulos e livros completos.

Quais os benefícios

Na prática, o apoio financeiro oferecido pela JAUW é definido como “grant”. O valor dado a cada bolsista vai de 500 mil a um milhão de ienes, que equivale a 4500 a 9000 dólares. A quantia destina-se a despesas de manutenção no país e passagens aéreas de ida e volta.

Como contrapartida, as pesquisadoras selecionadas para o intercâmbio acadêmico no Japão devem fazer uma apresentação sobre sua pesquisa na sede da JAUW e entregar um relatório final, que tenha entre 500 e 700 palavras.

Para saber mais detalhes sobre essa oportunidade de intercâmbio acadêmico no Japão, basta acessar o site oficial da iniciativa.

Fonte: https://www.estudarfora.org.br/intercambio-academico-no-japao/?utm_source=Push&utm_medium=PushNotification&utm_campaign=pushnotificationsef