Intercâmbio com a Colômbia rendeu boas experiências para acadêmicos

Postado por: Vanessa Correa Gama

Ambos participaram do Programa de Intercâmbio de Estudantes Brasil-Colômbia (Bracol), firmado entre UFMS e Escuela por meio do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). Os cinco meses de intercâmbio terminam agora em maio e ontem (23) os alunos participaram de uma videoconferência com o reitor Marcelo Turine, a vice-reitora Camila Ítavo, o diretor da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova), Marco Antônio de Oliveira Mattos, e a chefe da Divisão de Relações Internacionais, Carolina Nantes.

“Fico muito feliz de a Universidade dar oportunidade de experiências como essas aos nossos alunos. Tenho certeza que além do conhecimento na área de formação e de uma nova língua, puderam aproveitar também experiências sociais, que fazem parte do desenvolvimento do cidadão”, apontou o reitor Marcelo Turine. “Parabenizo aos nossos servidores pelo trabalho e a vocês pelo entendimento de que esse é um processo muito rico para o seu crescimento e também para a nossa Universidade. Essa conexão, essa integração com os países da América do Sul é muito importante para a internacionalização institucional”, lembrou a vice-reitora Camila Ítavo.

Para a diretora do campus de Paranaíba, Andréia Cristina Ribeiro, a troca de conhecimentos tanto no aspecto educacional quanto no cultural agrega muito aos acadêmicos. “Ao mesmo tempo que têm contato com novas realidades também valorizam o que temos aqui. Temos relatos de alunos que realizaram essa experiência e observaram que nossa Instituição tem um ensino e práticas muito bacanas, alinhadas às de outras universidades internacionais. A participação em intercâmbios e cursos fora do país motiva os demais alunos a vislumbrarem essa oportunidade e nós incentivamos com a promoção de roda de conversa e relatos”, disse.

Vivências

Paulo Felipe Toro contou que já pensava em realizar estudos fora do Brasil ao escolher o curso e a faculdade para sua graduação, por isso optou pela UFMS. No intercâmbio realizou diversas atividades, ampliando sua rede de contatos e a expectativa para projetos em outro país. “Meu intuito aqui era conhecer e tentar uma oportunidade para alguma pesquisa e consegui isso tanto na Escuela quanto em outras instituições, com eventos e reuniões que a própria Escuela propôs, indicações para contato com outros professores e também para o estudo na Universidade Pedagógica Nacional (UPN), experiência importante para o mestrado que pretendo realizar. Outra questão bastante interessante foi uma nova visão da licenciatura, muito rica para quem está nessa área e quer seguir como professor. No lado pessoal posso dizer que estar longe de casa, dos familiares e amigos nos traz amadurecimento”, apontou.

Rodrigo Buitrago Ramirez confirma que a independência trouxe responsabilidade. “Aprender a organizar o tempo, as atividades e os gastos e também desenvolver o controle emocional da saudade nos faz adquirir um equilíbrio importante para nossa vida pessoal e profissional. Encontrei na UFMS muitas pesquisas interessantes e da minha área de interesse que é eletrônica de potência. Fui muito bem acolhido pelos professores e alunos da Universidade e pude atuar junto a pesquisadores na pós-graduação em Engenharia Elétrica. Me senti bastante motivado a retornar para o mestrado”, finalizou.

Mais informações sobre oportunidades de intercâmbio e estudos em outros países podem ser obtidas na página da Aginova.

Texto e fotos: Ariane Comineti

Fonte: Site UFMS