Oportunidade de Iniciação Científica na França

Postado por: Mario Marcio Da Rocha Cabreira Cabreira

Vale até metade de abril, o Edital da  Embaixada da França no Brasil e do Instituto Francês no Brasil com vagas para as “Escolas de Verão França Excelência”, relativas às atividades de iniciação à Pesquisa, a partir de junho e julho de 2019. O preço das escolas varia entre 3 mil e 4 mil euros, incluindo:

  • Cursos científicos;
  • Sessões de iniciação à pesquisa, em um formato adaptado à disciplina estudada;
  • Aulas de Francês;
  • Atividades culturais escolhidas;
  • Se a escola for desenvolvida em lugares diferentes, a prestação inclui custos de transporte entre os dois locais;
  • Transporte local (incluindo trajetos para visitas culturais);
  • Alojamento em locais adaptados, perto do prédio dos cursos;
  • Refeições.

Porém, podem ocorrer modificações, dependendo da universidade. E um sistema de financiamento pela Embaixada da França no Brasil, para os melhores candidatos, poderá cobrir os custos da passagem de avião entre o Brasil e a França.

“Escolas de verão França Excelência” é um programa de escolas de iniciação à pesquisa dirigida a um público de estudantes brasileiros. O programa permite acolher estudantes brasileiros, matriculados em mestrado ou primeiro ano de doutorado numa universidade brasileira, para um mês de estudo focalizado, numa universidade francesa. Esses estudantes seguirão um programa composto, principalmente, de cursos de nível mestrado ministrados em Inglês, centrados numa temática específica e oferecidos por professores-pesquisadores de diferentes universidades.

As escolas de verão incluem trabalho prático supervisionados, módulos de iniciação para pesquisa com doutorandos e pesquisadores, cursos de Francês e uma introdução à cultura francesa.

Na primeira edição “Escolas de verão França Excelência”, lançada no Brasil, em 2018, foram selecionados 14 estudantes brasileiros.

Contato para mais informações:

summerschoolfrance-brazil@ambafrance-br.org

Compartilhe:
Veja também