CINEMA FRANCÊS – Exibição do Filme “Mega Cena” – Festival Varilux
No dia 21 de novembro de 2024 às 18h no Auditório Arq. Jurandir Nogueira (Setor 01 / Bloco 03 – Cidade Universitária), a Secretaria de Relações Internacionais (SERIN/AGINOVA) da UFMS e o Programa de Ensino de Línguas (PROGELI) irão exibir o filme Mega Cena como parte do Festival Varilux de Cinema Francês.
O filme Mega Cena (Heureux Gagnants) de Maxime Govare, Romain Choay (2024) é uma comédia satírica que explora como as vidas de várias pessoas mudam radicalmente após ganharem na loteria. Com humor, o filme aborda questões universais, como a busca pela felicidade, o papel do dinheiro, os relacionamentos humanos e o impacto da sorte em nossas vidas. Ele questiona o impacto do dinheiro em nossas relações e valores pessoais.
Assistir a um filme francês contemporâneo em um festival de renome como o Varilux é uma excelente oportunidade para entrar em contato direto com a cultura e o idioma francês. Por esse motivo, faz muito sentido a associação entre a Secretaria de Relações Internacionais (SERIN), que está empenhada em promover a interculturalidade na universidade, e o Programa de Ensino de Línguas (PROGELI), que oferece o ensinamento de uma ampla variedade de idiomas como o francês. O filme Mega Cena fornece uma visão interessante do humor francês, que costuma ser ácido e intransigente com relação aos vícios da sociedade.
Após a projeção, terá uma roda de conversa para falar sobre os temas abordados pelo filme.
De fato, a natureza satírica e crítica do filme leva à reflexão sobre questões importantes, como o materialismo, as expectativas sociais em relação ao dinheiro e as consequências éticas da riqueza. Falaremos de como a mudança financeira afeta os laços entre os personagens e o que isso reflete sobre nossas próprias relações. Também nos perguntaremos se existem similaridades entre a sociedade francesa retratada pelo filme, e como se vê a questão do dinheiro no Brasil.
O filme será exibido no original em francês com legendas em português do Brasil. A conversa que se seguirá será em português.
Todos (comunidade interna e externa, falantes de francês ou não) são bem-vindos.
Espero vocês !
Loïc Le Morvan
Professor assistente de francês na UFMS