Inscrições abertas para mobilidade acadêmica internacional em universidade colombiana

Postado por: Vanessa Correa Gama

Estão abertas as inscrições para mobilidade acadêmica internacional na Universidad de La Guajira, na Colômbia. A oportunidade é voltada para estudantes de graduação, e os interessados devem realizar a submissão da candidatura até 6 de outubro por meio do Sistema de Informação e Gestão de Projetos.

O período de mobilidade é de fevereiro a julho de 2025, e são ofertadas até duas vagas as áreas de Ciências Básicas e Aplicadas, Ciências Econômicas e Administrativas, Ciências Sociais e Humanas, Ciências da Educação, Ciências da Saúde e Engenharia. “Investir na internacionalização das universidades hoje é algo fundamental para a evolução do ensino superior, da pesquisa científica e do desenvolvimento socioeconômico em geral. Existe a possibilidade de acesso a novos conhecimentos e metodologias, além da troca intelectual e intercultural entre instituições, enriquecendo o ensino, a pesquisa e a inovação”, ressalta a secretária de Relações Internacionais da Agência de Internacionalização e Inovação (Aginova), Lucilene Machado Garcia Arf.

Ainda de acordo com Lucilene, a internacionalização prepara os estudantes para um mercado de trabalho em que as habilidades interculturais, a proficiência em outros idiomas e a compreensão de diferentes contextos econômicos, sociais e culturais são essenciais. “Estudantes expostos a experiências internacionais, seja por meio de intercâmbios, programas de dupla titulação ou aulas com professores estrangeiros, desenvolvem uma visão mais ampla do mundo. Isso contribui para a formação de cidadãos mais engajados com questões globais e preparados para enfrentar desafios complexos”, pontua.

A diretora da Faculdade de Ciências Humanas, Vivina Dias Sol Queiroz, recepcionará representantes da Universidad de La Guajira no mês de outubro e explica que a Instituição tem interesse em realizar acordos de cooperação para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão em conjunto com a instituição colombiana. “Nós queremos receber colegas de lá e também temos interesse em enviarmos docentes e discentes para a Universidad de La Guajira. Um dos interesses da missão dessa Universidade é conhecer mais sobre a história e cultura de Mato Grosso do Sul e do Brasil, e nós também queremos conhecer mais sobre a história e cultura colombiana”, esclarece.

Para se candidatar a uma das vagas, o interessado deve ter concluído ao menos os três primeiros semestres do curso de graduação, apresentar média geral acadêmica igual ou superior a 6,5 no último semestre cursado e não ter sanções disciplinares ou acadêmicas. A Universidad de La Guajira exige que o estudante realize no mínimo três disciplinas durante o período de intercâmbio acadêmico.

Mais informações sobre as oportunidades de mobilidade acadêmica internacional podem ser encontradas no Quadro de Oportunidades da Aginova.

Texto: Giulia Fonseca, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica

Fonte: Página UFMS