Oportunidade de Estadia de Pesquisa de Curta Duração na Alemanha – DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst)

Postado por: BáRBARA MARECO MILLIAN

A Secretaria de Relações Internacionais da UFMS informa sobre o programa de Estadia de Pesquisa de Curta Duração oferecido pelo DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico). Destinado a pós-doutorandos de todas as áreas do conhecimento, o programa oferece a oportunidade de desenvolver pesquisas em instituições alemãs por um período de 1 a 6 meses.

Benefícios do Programa:

– Bolsa Mensal: Para custear despesas de vida na Alemanha, variando de 2.000 a 2.150 euros, dependendo da experiência do candidato.
– Seguro Saúde e Seguro Contra Acidentes: Cobertura completa para o período de permanência na Alemanha.
– Auxílio para Despesas de Viagem: Custeio das passagens aéreas de ida e volta.
– Possível Auxílio Adicional: Para casos especiais, como pessoas com necessidades especiais ou dependentes que acompanhem o bolsista.

Critérios de Elegibilidade:

– Título de doutorado obtido nos últimos quatro anos, no máximo.
– Projeto de pesquisa inovador e relevante, que deve ser acordado previamente com a instituição anfitriã na Alemanha.
– Carta de convite de um pesquisador anfitrião em uma instituição de ensino superior ou instituto de pesquisa na Alemanha.
– Bom domínio do idioma inglês ou alemão, necessário para a execução do projeto de pesquisa.

Processo de Inscrição:

As inscrições são feitas online pelo portal do DAAD. Os candidatos devem submeter um plano de pesquisa detalhado, incluindo objetivos, metodologia e cronograma. Além disso, é necessário enviar um currículo atualizado, cartas de recomendação de dois professores ou pesquisadores com quem o candidato já tenha trabalhado, além da carta de convite da instituição alemã. O processo de seleção é altamente competitivo e leva em consideração a relevância acadêmica do projeto, a experiência do candidato e o potencial de impacto da pesquisa proposta.

Prazos e Datas Importantes:

As inscrições são contínuas, com chamadas periódicas ao longo do ano. É essencial que os candidatos enviem suas aplicações com antecedência, considerando que o processo de avaliação pode levar de 3 a 6 meses.

Objetivo do Programa:

O programa visa fortalecer a colaboração acadêmica e científica entre a Alemanha e outros países, promovendo a internacionalização da pesquisa e incentivando a troca de conhecimento e inovação entre pesquisadores de diferentes culturas.

Para detalhes adicionais e acesso ao formulário de inscrição, visite o site do DAAD.