Professores podem participar de capacitação em Empreendedorismo e Inovação.

Postado por: danillo.carvalho

Entre 11 e 18 de março, professores da UFMS podem se inscrever no processo seletivo para preenchimento de vagas em turmas de capacitação na metodologia da disciplina de Empreendedorismo e Inovação. A ação foi possível por meio de parceria entre a UFMS, por meio da Agência de Internacionalização e Inovação (Aginova) e da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae/MS).

“Já oferecemos anteriormente duas turmas. Neste ano, será a primeira vez que a metodologia será oferecida de forma remota, para isso foi contratado um consultor pelo Sebrae para adaptar as atividades presenciais a fim de ser repassada aos nossos professores e, posteriormente, que eles possam ofertar a disciplina a distância”, explicou o diretor da Aginova Saulo Gomes Moreira.

A capacitação integra o Programa Educação Empreendedora do Sebrae. “Nosso objetivo é despertar o empreendedorismo nas pessoas, utilizando técnicas que articulam o fazer e o conhecimento. É o chamado aprender fazendo!”, destaca a gestora estadual do Programa Priscila Veloso. “Em 2020, a UFMS, que já trabalha com nossa metodologia, procurou-nos para que fizéssemos a remodelação da disciplina para o ensino remoto. A partir daí, a metodologia da disciplina foi toda revisada e nesta capacitação os professores terão acesso ao novo formato. A disciplina em si conta com quatro módulos: 1 – Empreendedorismo; 2 – Inovação; 3 – Ferramentas; e 4 – Modelagem. Nesta primeira fase da parceria, os professores recebem nossa metodologia e se tornam habilitados para repassá-la aos acadêmicos”, disse Priscila.

De acordo com a gestora do Programa, a UFMS será a primeira instituição de nível superior do estado a ter acesso à disciplina remodelada. “Pretendemos com isso firmar nossa parceria e trazer cada vez mais o empreendedorismo como pauta dentro da Universidade, promovendo para os estudantes o desenvolvimento de competências empreendedoras e a inserção sustentada no mundo do trabalho”, enfatizou.

Serão oferecidas 75 vagas distribuídas em duas turmas. A primeira acontece nos dias 24, 25 e 26 de março e a segunda nos dias 29, 30 e 31 de março. Ambas serão em sala virtual, via plataforma Zoom do Sebrae, das 7h às 11h e das 13h às 17, contabilizando 24 horas. Os professores que participarem devem, além de cumprir o cronograma e demais requisitos da capacitação, oferecer, no mínimo, uma turma da disciplina de Empreendedorismo e Inovação até o segundo semestre letivo de 2022 para cursos de graduação ou pós-graduação. As inscrições devem ser feitas no Sigproj.

Mais informações podem ser obtidas no edital abaixo.

Download (PDF, 260KB)

Texto: Vanessa Amin