Histórico da AGINOVA

Conforme definido no Manual de Competências 2021 a Agência de Internacionalização e de Inovação (AGINOVA) é a unidade responsável pela articulação, fomento, assessoramento técnico e de apoio à gestão de ações que tenham como escopo políticas de cooperação nacional e internacional, a integração de atividades entre a Universidade, Empresas, Governo e Sociedade para a promoção da inovação e do empreendedorismo da UFMS.

A AGINOVA foi criada por meio da Resolução nº 2/2017 – COUN/UFMS, de 31 de janeiro de 2017. Naquela oportunidade, denominada Agência de Desenvolvimento, de Inovação e de Relações Internacionais, a AGINOVA era constituída por 2 coordenadorias e 5 divisões: Divisão de Relações Internacionais, ligada diretamente à Direção; Coordenadoria de Empreendedorismo e Inovação, composta pela Divisão de Incubadora e Empreendedorismo e pela Divisão de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia; e Coordenadoria de Gestão de Convênios, composta pela Divisão de Celebração de Acordos, Convênios e Congêneres e pela Divisão de Acompanhamento de Convênio.

Na época de sua criação, a AGINOVA contava com 18 servidores efetivos, sendo sua sede instalada em duas salas no prédio da atual Agência de Educação Digital e a Distância (AGEAD) e a Divisão de Incubadora e Empreendedorismo instalada no Estádio Universitário Pedro Pedrossian (Morenão).

Em julho de 2019, a AGINOVA foi inaugurada em sede própria, no bloco 52 do setor 1 da Cidade Universitária da UFMS, proporcionando infraestrutura adequada para o desenvolvimento do trabalho administrativo.

 

[mapsmarker marker=”35″]

 

Passando por processos de reestruturação e melhorias desde sua criação, atualmente, a AGINOVA está constituída de 3 Secretarias e de 3 Unidades de Apoio:

  • Secretaria de Articulação Institucional (SEARI);
  • Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEEMP);
  • Secretaria de Relações Internacionais (SERIN);
  • Pantanal Incubadora Mista de Empresas (UAP-PIME);
  • Núcleo de Inovação Tecnológica (UAP-NIT); e
  • Interpretação e Tradução (UAP-INTRA).

A atual estrutura organizacional favorece a sinergia interna, integrando as unidades, e a sinergia externa, apoiando o caráter multidisciplinar de atuação da Agência em atendimento às suas competências institucionais. Essa organização aliada competência de sua equipe é fator determinante para que a AGINOVA desempenhe com excelência suas atividades.