Principais Cursos de Gestão da Inovação no país

Postado por: Inovação UFMS

Confira alguns dos cursos focados em inovação oferecidos pelas instituições mais respeitadas do país

INSPER
nome do curso: Gestão da Inovação
objetivos: mudar o jeito de pensar, perceber e identificar novas oportunidades de negócios; orientar a identificar tendências globais e suas influências nas mudanças comportamentais do novo consumidor; instrumentalizar o participante com atitudes, comportamentos e técnicas para promover a prática da cultura inovadora no seu ambiente de negócios e elaborar um projeto aplicativo que visa propiciar a prática e a consolidação dos conceitos e técnicas aprendidos ao longo do programa.
duração: 10 encontros (35 horas)
Investimento: R$ 3364,74
Mais informações: http://www.insper.edu.br/educacao-executiva/gestao-da-inovacao

Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
nome do curso: Processos criativos para inovação
objetivos: conhecer e praticar os fundamentos e as técnicas de um plano criativo de ação para projetos de inovação e excelência, em suas três etapas fundamentais: formulação da questão, formulação da solução e implementação da solução; identificar seu perfil em processos criativos.
duração: 9 encontros (28 horas)
Investimento: R$ 1149,00
Mais informações: http://www.espm.br/inovacao/curso.asp?cursoID=52

nome do curso: A inovação do consumo na base da pirâmide brasileira
objetivos: compreender o processo de inovação e formação deste novo ente social: os neo-consumidores brasileiros; debater quais foram as inovações e procedimentos sociais que possibilitaram – pós-Constituição de 1988 – a realização de uma das maiores mobilizações sociais na história econômica brasileira; entender a atual conjuntura econômico-social brasileira; particularmente o processo de inovação que as empresas líderes vêm, na atualidade, desenvolvendo em suas abordagens comerciais de prospecção e fidelização destes novos consumidores – classes C,D e E.
Investimento: R$ 790,00
Mais informações: http://www.espm.br/ConhecaAESPM/Cursos/Pages/DetalheCurso.aspx?codCurso=941&CodUnidade=1

Fundação Instituto de Administração (FIA)
nome do curso: MBA Conhecimento, Tecnologia e Inovação
objetivos: Desenvolver conhecimentos que contribuam para a capacitação dos alunos para: criar novos negócios, desenvolver produtos e serviços, conceber modelos de gestão para a inovação e assumir maiores responsabilidades na gestão do conhecimento e da inovação. Alavancar a competência de executivos vinculados a setores de alto dinamismo tecnológico para que aumentem suas possibilidades de sucesso em suas atividades profissionais
duração: 16 meses (600 horas)
Investimento: R$ 32.256,00
Mais informações: http://www.fia.com.br/Educacao/MBA/Curso/Paginas/cti.aspx
Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Nome do curso: Competitividade: inovação, organizações e pessoas
objetivos: Ampliar o entendimento de como se dá a integração entre o conhecimento (tecnologia do produto e processo, informação), o ambiente inovador (gestão, motivação) e as ações (pessoas, capacitação) voltada para a busca de resultados. Ao longo do curso, os alunos participarão ativamente da criação de uma metodologia para diagnóstico, planejamento e implantação das mudanças pessoais e organizacionais necessárias à melhoria da satisfação e da competitividade.
duração: (60 horas)
investimento: R$ 3518, 98
Mais informações: http://www.fgv.br/fgvpec/curso.asp?id=143

Nome do curso: Inovação no relacionamento e fidelização sustentável de clientes
objetivos: Apresentar e debater estratégias e conceitos inovadores, na cada vez mais difícil tarefa de criar vínculo sustentável com clientes e consumidores de interesse. Apresentar ferramentas e benefícios decorrentes da correta implantação de estratégias eficazes de fidelização, proporcionando a reflexão sobre os pontos de relevância, e os Fatores Críticos de Sucesso de um Programa de Fidelização.
duração: (60 horas)
investimento: R$ 3812,53
Mais informações: http://www.fgv.br/fgvpec/curso.asp?id=63

Fundação Dom Cabral
nome do curso: Gestão de estratégia de inovação
objetivos: integrar de forma sistêmica os vários aspectos da inovação, discutindo novos métodos de criação de valor pela inovação, identificando fatores fundamentais para a criação de uma cultura desta prática, explorando o papel da inovação na estratégia empresarial e mostrando como práticas inovadoras levam a empresa a posições competitivas diferenciadas; combinar conceitos e ferramentas de gestão da inovação, casos e experiências individuais, mostrando caminhos para a construção de relacionamentos que facilitam a transferência do conhecimento, dentro da empresa e em sua cadeia de valor.
duração: cerca de 1 ano, dividido em módulos com diferentes durações
investimento: R$11.900
Mais informações: http://www.fdc.org.br/pt/programasabertos/inovacao_pratica/Paginas/default.aspx 

GI – Gestão da Inovação – Inovar para competir
objetivos: O curso Gestão da Inovação: Inovar para Competir tem por objetivo estimular empresários de micro e pequenas empresas a tornar a inovação elemento constante em seus negócios, como estratégia de competitividade. Para isso, o curso oferece conceitos, métodos e práticas de gestão da inovação, que possibilitarão aos empresáriosinovadores o destaque no ramo de trabalho em que atuam.
Duração: 15 horas
investimento: O curso é gratuito. O interessado deverá ter acesso regular à Internet e acessar o site http://www.ead.sebrae.com.br para fazer a matrícula.