Programas da UFMS vinculados ao Capes-PrInt têm inscrições para doutorado sanduíche, cursos de curta duração e professor visitante

Postado por: Mayara Severino

Estão abertas as inscrições para a vinda de um professor estrangeiro e para a ida de doutorandos da UFMS ao exterior para capacitações de curta duração ou doutorado sanduíche. As oportunidades são voltadas a estudantes e professores que tenham pesquisas vinculadas aos Programas de Pós-graduação e aos respectivos projetos submetidos e aprovados pela Capes dentro do programa Capes-PrInt/UFMS.

O Capes-PrInt visa, entre outros objetivos, à consolidação da internacionalização das instituições contempladas e à formação de redes de pesquisas internacionais. A UFMS foi uma das 36 instituições contempladas com o financiamento do Capes-PrInt.

“Já no ano de 2019 a UFMS foi beneficiada com a mobilidade de professores e estudantes para os países estratégicos em termos de internacionalização e consolidação de redes de pesquisa. Estas parcerias têm trazido bons resultados em termos de produção científica internacional de referência, contribuindo para os indicadores da UFMS e fortalecendo nossa instituição como agente protagonista na ciência, tecnologia e inovação do Brasil. Neste ano tivemos oito estudantes em doutorado sanduíche no exterior, 11 professores visitantes estrangeiros no Brasil e quatro professores da UFMS em período no exterior financiados pelo Capes-PrInt, além das missões realizadas pelos professores estrangeiros e da UFMS nas instituições parceiras no exterior”, explica a chefe da coordenadoria de pós-graduação da Universidade, uma das responsáveis e componente do Grupo Gestor do Capes-Print/UFMS, Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo.

A professora lembra também a importância de os interessados se atentarem a cada item dos editais, pois as condições para participação estão detalhadas. “Os editais referentes às bolsas e outras atividades estão disponíveis no site print.ufms.br, onde também estão mais informações sobre o programa Capes-PrInt/UFMS, quais cursos e projetos foram contemplados”, finaliza.

Texto escrito por: Ariane Comineti