3º Simpósio Internacional de História Pública: “História pública em debate”

Postado por: Carolina Nantes
Logoxxx
CHAMADA PARA TRABALHOS

As inscrições para apresentação de trabalhos no 3º Simpósio Internacional de História Pública: “História pública em debate” estão abertas. O evento, que será realizado de 28 a 30 de novembro de 2016 na Universidade Regional do Cariri, na cidade do Crato, Ceará, recebe propostas para apresentações até o dia 20 de agosto.

O simpósio visa reunir estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de diversas proveniências cujas práticas e cujos interesses orbitem em torno do conceito da história pública. O tema aglutinador escolhido para o evento abre-se para um elenco de tópicos bastante instigante e variado, propiciando o cruzamento de fronteiras entre diversas áreas de conhecimento e atuação, acadêmicas e não acadêmicas.

As propostas para comunicações orais devem ser apresentadas em resumos contendo entre 2.000 e 2.800 caracteres, título e palavras-chaves, inseridas a um dos dez grupos de trabalho do evento. Elas poderão se referir a projetos individuais ou coletivos, em andamento ou concluídos, de profissionais, estudantes e pesquisadores, voltados à prática e/ou à reflexão sobre as diferentes relações entre história e público.

Entre as várias abordagens possíveis, estão: a difusão de conhecimento histórico para públicos mais amplos; a ampliação dos horizontes de atuação profissional para o historiador; a exploração de novas linguagens e recursos na produção historiográfica; o impacto social e público da produção acadêmica; os usos do passado; a função da história pública na divulgação e no gerenciamento do patrimônio material e imaterial; celebrações, comemorações e memoriais; cruzamentos com outras áreas de conhecimento aplicado, como o jornalismo, o turismo e a produção editorial; a relação entre história e literatura, em âmbitos variados como as biografias, os testemunhos, a ficção histórica; a história digital e as novas mídias; a produção colaborativa do conhecimento histórico.

Também estão abertas as inscrições para a Mostra Audiovisual (com obras como vídeo e áudio-documentários) e as sessões de lançamentos de livros e outros materiais.

Inscrições e mais informações:

historiapublica2016@gmail.com