BR 10 2017 020504-5

DISPOSITIVO PARA AVALIAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA.

O QUE É?

A presente invenção se refere a um dispositivo composto por um conjunto de discos sobrepostos e de tamanhos diferentes entre eles, que são fixados em um anteparo de cinco lados de formato côncavo de ângulos retos na parte frontal e anteparo de formato quadrangular na parte traseira, que apresenta uma escala qualitativa e quantitativa para auxiliar no processo de restauração ecológica de ambientes terrestres. Essa escala é constituída por quatro discos giratórios e sobrepostos, que trazem quatro parâmetros: Impacto, Área, Tendência e Diagnóstico. Cada parâmetro possui um valor que varia de 01 (um) a 05 (cinco). A relação entre os parâmetros e os valores determina o grau de degradação de um ambiente terrestre e uma indicação de manejo da área degradada. Esta invenção que auxilia na caracterização e manejo de ambientes terrestres alterados ou degradados, pois apresenta um conjunto de proposições gerais de medidas de recuperação ambiental. Esta invenção permite caracterizar áreas de preservação permanente e de reserva legal degradadas ou alteradas, além de auxiliar no manejo de unidades de conservação, distritos industriais, praças e áreas verdes urbanas e rurais.

INVENTORES

Antonio Pancrácio de Souza