Boletim Acadêmico Científico – Embaixada do Brasil na França – Chamadas & Editais

Postado por: Carolina Nantes

Embaixada

CapesCapes abre novas bolsas
Todas as modalidades de Bolsas da CAPES no Exterior estão abertas a partir do dia 10 de junho de 2016:

Doutorado Sandwich (valendo para co-tutela de tese)
Doutorado Pleno
Pós-Doutorado
Estágio Sênior

Editais e Calendários já estão online, vejam informações especificas a partir das páginas seguintes

Pós-Doutorado

Prazo de submissão das candidaturas: 15 de julho de 2016

Instituto PasteurChamada para teses na RIIP

A Direção Internacional do Instituto Pasteur concede financiamentos para promover e facilitar a realização de teses de pesquisadores junto a um instituto da Rede Internacional dos Institutos Pasteur (RIIP) fora da França metropolitana.
Podem ser desenvolvidas nos laboratórios dos institutos do RIIP pesquisas sobre doenças infecciosas (fisiopatologia infecciosa, imunologia, microbiologia, entre outros temas) e atividades de saúde publica (diagnóstico, monitoramento, resistência, etc.).

Essas bolsas visam a promover a mobilidade de jovens cientistas: o estágio de doutorado deve ser realizado fora do país de origem ou do país no qual foram feitos os estudos universitários. Os doutorandos devem ser inscritos em universidade francesa ou estrangeira, na escola doutoral à qual o laboratório for afiliado.
Os candidatos devem ter Master2 ou diploma equivalente.

Data limite de candidaturas: 31 de julho de 2016.
Confira a chamada aqui

Médicale Prêmio de tese para as doenças raras
O Prêmio da Fundação Line Pomaret-Delalande, promovido pela Fondation pour la Recherche Médicale, apoia a pesquisa sobre fisiopatologia e/ou o tratamento de doenças raras (exceto modalidades raras de câncer) e permite financiar uma bolsa de doutorado (“contrat doctoral“), no valor total de € 93.600. Os estrangeiros beneficiados pelo financiamento deverão ter um “titre de séjour” válido e autorização para exercer atividade remunerada na França durante toda a duração da bolsa.

Data limite de envio das candidaturas: 05 de setembro de 2016

Acesse o edital

Saiba mais no site

Programa “Espoirs de la recherche” da FRM

Esse programa da Fondation Recherche Médicale destina-se a selecionar projetos de pesquisa inovadores em biologia, que possam ter potenciais aplicações na área da saúde, por meio do apoio de cerca de 40 equipes certificadas FRM 2017. Os certificados entregues terão validade de três anos (1° de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2017).
O pedido deve ser feito pelo responsável ou co-responsável da equipe candidata, desde que reconhecido pelas tutelas da equipe (CNRS, Inserm, Universidade).
Valor da dotação: entre € 200 000 e € 400 000, referente a três anos, para equipamentos, funcionamento, missão e/ou pessoal.

Data limite para submeter as candidaturas e enviar carta de intenção: 22 de agosto de 2016.

Mais informações sobre a chamada
Saiba mais aqui

CelisChamada para pós-doc do CELIS
No âmbito do projeto “Les poètes dans la cité en Révolution” (1789-1848), implementado  conjuntamente pelo CELIS (Centre de Recherches sur les Littératures et la Sociopoétique) e o CHEC (Centre d’Histoire Espaces et Cultures), ambos na Universidade Blaise Pascal (Clermont-Ferrand II), o CELIS oferece uma vaga de dois anos para pós-doudorando(a) que tenha defendido sua tese de doutorado em instituições situadas fora da França.

Para mais informações, confira a chamada

Data limite de candidatura: 08 de setembro de 2016

Mais informações aqui