UFMS se destaca no Prêmio FINEP

Postado por: Inovação UFMS

O Prêmio FINEP é o mais importante instrumento de estímulo e reconhecimento à inovação no País. Desde 1998, já premiou mais de 500 empresas, instituições e pessoas físicas, sendo responsável pela projeção dos contemplados não apenas no Brasil como no exterior.

Em 2012, um dos vencedores da etapa regional do Prêmio FINEP de Inovação, região Centro-Oeste, foi o Projeto Bocaiúva – Palmeira da Paz, coordenado pelo professor Flavio Aristone, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O projeto foi premiado na categoria Tecnologia Social, dado que seu foco é ensinar comunidades carentes da região do pantanal sul-mato-grossense a aproveitar a bocaiúva para fazer uma farinha de sua polpa, de forma a poder utilizá-la ao longo do ano, mesmo na época da entressafra.

No ano anterior, a UFMS também obteve reconhecimento no Prêmio, na categoria Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) da região Centro-Oeste, com o Laboratório de Purificação de Proteínas e suas Funções Biológicas (LPPFB), coordenado pela professora Maria Lígia Rodrigues Macedo. O laboratório foi criado em 1994 e desenvolve pesquisas relacionadas aos mecanismos de defesa de plantas ao ataque de insetos, bactérias e fungos patogênicos, visando buscar proteínas capazes de serem utilizadas no melhoramento de genéticos de plantas, com a finalidade de minimizar as perdas causadas por esses agressores à agricultura.

Serviço – Os laboratórios da UFMS podem ser localizados a partir do Mapa da Inovação, que mostra visualmente tanto a localização dos laboratórios quanto as competências de sua equipe. O mapa informa ainda o contato de seus coordenadores.