Função da Incubadoras de Empresas.

Postado por: Inovação UFMS

Sem dúvida a PIME (Pantanal Incubadora Mista de Empresas) é uma das unidades técnicas que mais importantes dentro da UFMS para o fomento do empreendedorismo, criação de start-up e spinn-off´s. Recentemente a Wat Novos Caminhos foi aprovada para a segunda etapa do Desafio Brasil para startups de base tecnológica, e aproveitando isso vamos falar um pouco sobre o papel da incubadora e como eles podem ajudar o empreendedor a chegar mais longe.

Uma incubadora de empresas é uma forma interessante de estimulo ao empreendedorismo na medida em que fortalece e prepara pequenas empresas para sobreviver no mercado.( mais da metade da micro, pequenas e médias empresas, (56%),  fecha as portas até o terceiro ano de vida, segundo dados do Sebrae).  Uma incubadora de empresas busca  oferecer as pequenas  empresas apoio estratégico durante os primeiros anos de existência.

As primeiras incubadoras de empresas surgiram no Brasil na década de 80 e desde então, o  número de incubadoras vem crescendo sensivelmente.  Segundo dados do Anprotec -Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologia Avançada, existem hoje no Brasil cerca de 150 incubadoras espalhadas pelo Brasil, número que mal chegava a 10 em 1991.  Estima-se em cerca de 1.100 o número de empresas residentes nessas incubadoras, o que  representa a geração de cerca de 6.100 novos empregos.

Basicamente o objetivo de uma incubadora é reduzir a taxa de mortalidade das pequenas empresas.  Para isso,  as incubadoras oferecem um ambiente flexível e encorajador onde são oferecidas uma série de facilidades para o surgimento e crescimento de novos empreendimentos  a um custo bem menor do que no mercado, na medida em que esses custos são rateados e as vezes subsidiados.  Outra razão para a maior chance de sucesso de empresas instaladas em uma incubadora, é que o processo de seleção  capta os melhores projetos e seleciona os empreendedores mais aptos, o que  naturalmente amplia as possibilidades de sucesso dessas empresas.

Apoio oferecido pela Incubadora

Infraestrutura

 Salas individuais e coletivas, laboratórios, auditório, bilblioteca, salas de reunião, recepção, copa cozinha, estacionamento..

Serviços Básicos

Telefonia e acesso a Web, recepcionista, segurança, xerox,..etc

Assessoria

Gerencial, contábil, jurídica, apuração e controle de custo, gestão financeira, comercialização, exportação e para o desenvolvimento do negócio

Qualificação

Treinamento, cursos, assinaturas de revistas, jornais e publicações

Network

Contatos de nível com entidades governamentais e investidores, participação em eventos de divulgação das empresas, fóruns..

Você pode conhecer mais sobre a PIME e as empresas incubadas aqui.