Inscrição no Research Connect (BRITISH COUNCIL E UFMS/CPTL).

Postado por: Sabrina Carvalho

O Researcher Connect o consiste em uma série de pequenos módulos interativos para pesquisadores de qualquer formação acadêmica. Seu foco é desenvolver excelentes habilidades em comunicação para que sejam utilizadas em contextos internacionais e multiculturais. Os cursos têm duração de 3 dias, totalizando 24 horas, e serão realizados na UFMS/CPTL.

Inscrições: https://goo.gl/forms/jzqH5WpbXeW5Dxb22

Mais informações:

O Researcher Connect é destinado a prover apoio financeiro para cursos que possam contribuir para a capacitação de pesquisadores em escala nacional.
Pesquisa e inovação são essenciais para construir economias fortes e prósperas – pesquisadores (as) talentosos (as), aptos (as) a divulgar seus trabalhos em diferentes níveis, são de extrema importância para esse objetivo. Quando se trata de pesquisa acadêmica individual, a necessidade de publicar descobertas é fundamental: apenas quando revisada por colegas e validada pela comunidade científica, uma pesquisa pode ser verdadeiramente considerada para contribuir na construção de conhecimento. Existe, ainda, a necessidade de comunicar descobertas de pesquisa além da comunidade científica, de forma a utilizar seus resultados para justificar o uso de recursos públicos para financiamento de novas atividades de pesquisa. Oferecer ferramentas para aprimorar habilidades de comunicação de pesquisadores pode ter um efeito benéfico não apenas nas performances e carreiras individuais, mas também na instituição onde os trabalhos são desenvolvidos e na sociedade como um todo, através do aumento do alcance e do impacto de suas pesquisas. Este é o motor por trás do desenvolvimento dos cursos do Researcher Connect.
Assim, todos os cursos do Researcher Connect terão os seguintes objetivos:
  • Contribuir para capacitação de pesquisadores (as) brasileiros (as) – as propostas devem incluir uma descrição de como os cursos contribuirão para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes e uma argumentação de como o desenvolvimento de pesquisadores, especialmente em campi de estados das regiões Norte e Nordeste, e/ou em áreas específicas do conhecimento, pode contribuir para o desenvolvimento social no Brasil. Instituições contempladas deverão indicar como pretendem materializar esse objetivo, incluindo quaisquer planos para publicação e melhora da internacionalização da instituição ou departamento, bem como para assegurar a diversidade no corpo de alunos do curso.
  • Apoio internacional à pesquisa relevante ao desenvolvimento – aumentar a capacidade de pesquisadores projetarem suas pesquisas locais em uma escala global. De acordo com Thomson e Reuters1 , o impacto acadêmico brasileiro é menor do que a média mundial e está abaixo dos outros países dos BRICs. Neste contexto, o Researcher Connect pode contribuir de maneira significativa para incluir pesquisadores brasileiros e seus trabalhos no cenário acadêmico internacional apoiando o desenvolvimento econômico e social no Brasil ao divulgar novos conhecimentos e descobertas para o público internacional. Ademais, ao identificar grupos científicos em diferentes Estados, o programa também contribuirá para aumentar a capacidade de comunidades acadêmicas com poucas oportunidades a desenvolver pesquisadores e de se internacionalizar.

Coordenado pelo professor Dr. Fabrício Ono.