Inscrições abertas para cursos de língua e cultura brasileiras para estrangeiros

Postado por: Vanessa Correa Gama

Por meio do projeto de extensão “Língua e cultura brasileiras para estrangeiros”, são ofertados pela UFMS cursos on-line, gratuitos e de curta duração a falantes hispânicos e de língua inglesa de instituições parceiras da UFMS da América Latina e América do Norte. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até 21 de junho neste link, no portal da Agência de Internacionalização e Inovação (Aginova).

Podem participar estudantes de graduação e de pós-graduação, pesquisadores, professores e pessoal administrativo vinculados a instituições de ensino superior estrangeiras. Os cursos têm 30 horas de duração com previsão de realização entre 27 de junho e 16 de agosto.

Para falantes hispânicos as aulas serão às terças e quintas-feiras das 17h às 19h. Para falantes de língua inglesa as aulas serão às segundas e quartas-feiras das 18h às 20h.

Os ministrantes serão estudantes da UFMS com conhecimento em língua espanhola e língua inglesa, sob a coordenação da professora Lucilene Machado Garcia Arf e da técnica em Assuntos Educacionais Vanessa Corrêa Gama.

Conforme a coordenadora, os cursos objetivam a aproximação cultural e a valorização e disseminação da diversidade sul-mato-grossense. “O projeto se enquadra nos princípios e objetivos da UFMS de tornar a internacionalidade possível na pesquisa, no ensino e na extensão. O curso já foi ofertado no ano passado para países de língua hispânica com resultados bastante expressivos. Esta é a primeira vez que oferecemos também para os países de língua inglesa”, apontou.

Ainda segundo a coordenadora, os conteúdos estão atrelados ao método desenvolvido para este ensino, com uma forma de aprendizado diferente. “Por meio dele criamos situações em sala de aula que permitem aos professores e aos estudantes trocarem experiências tanto de natureza pessoal, quanto social, relacionadas com situações reais de comunicação. É a partir dessas possibilidades que o ensino vai avançando e vamos aprimorando os conteúdos. É um ensino de língua muito associado à cultura brasileira e mais propriamente à cultura sul-mato-grossense”, disse.

A estudante de Letras Portugues/Espanhol, Simone Lima Ferreira de Paula, irá ministrar o curso para falantes hispânicos. Esta não é a primeira vez que participa do projeto, pois, no ano passado ministrou o curso de Literatura Brasileira Infantil. “Foi uma experiência muito boa, conheci estudantes do México e da Colômbia, entre outros países, e tivemos uma troca de experiências e conhecimentos muito rica. São contatos que adquirimos para a nossa vida profissional”, falou.

Sobre a atuação, a estudante também afirmou ser uma experiência enriquecedora para os futuros professores. “Podemos treinar como preparar e ministrar as aulas e perder a timidez na hora de falar. Preparamos cada momento para que sejam de aprendizagem efetiva para os nossos estudantes. Minha expectativa para este curso está grande, espero novamente conhecer pessoas de diversos países, poder contribuir para seus conhecimentos e também receber deles conhecimento, cultura, melhorar meu desenvolvimento de língua espanhola”, declarou.

A coordenadora do projeto, Lucilene Machado Garcia Arf, observou que “para os estudantes é uma experiência inovadora, é um estágio a partir do momento em que se colocam em contato com o material didático, verificam como pode ser construído, escolhem os temas que serão trabalhados. O contato com estudantes de outros países, de outras culturas, com outras maneiras de ver o mundo, traz trocas bastante relevantes na construção do conhecimento”, finalizou.

Texto: Ariane Comineti

Fonte: ufms.br