O período de mobilidade tem duração de até um semestre. O ano letivo da Universidade do Porto está previsto para setembro de 2020 (1º semestre) e fevereiro de 2021 (2º semestre), a depender da situação epidemiológica devido a Covid-19.
Os interessados em se candidatar à oportunidade de intercâmbio no 1º semestre têm que preencher formulário junto à UPORTO e colher autorizações e documentação para envio até o dia 10 de maio para a Aginova/UFMS, visando análise e assinatura do Coordenador Institucional do acordo internacional. Finda esta etapa preparatória, os aprovados têm até o dia 15 de maio para enviar o formulário de inscrição em caráter final para UPORTO. A instituição portuguesa será responsável pela seleção dos candidatos e os resultados serão anunciados em junho.
Já os que desejam se candidatar para o 2º semestre devem observar os prazos de 7 de outubro para envio de documentos à Aginova e até 15 de outubro para envio final do formulário de inscrição à UPORTO. Os resultados serão anunciados em novembro. Confira aqui o Edital de Divulgação AGINOVA/UFMS nº09/2020 com todos os detalhes.
Coronavírus
Todos os candidatos devem estar cientes de que, na medida em que a pandemia causada pelo novo coronavírus impactar as atividades da UFMS e da Universidade do Porto, o programa de mobilidade internacional poderá sofrer alterações, incluindo o adiamento ou cancelamento das mobilidades. As decisões nesse sentido serão tomadas de forma conjunta pelas instituições.
A Agência de Desenvolvimento, de Inovação e Relações Internacionais (Aginova) não recomenda compra de passagens, requerer visto ao país de destino e realizar o seguro de saúde internacional antes da Carta de Aceitação da Universidade do Porto e a confirmação da efetivação da mobilidade, devido a possíveis cancelamentos e alterações que poderão ocorrer, decorrente da pandemia. A UFMS se exime de quaisquer responsabilidades sobre as despesas dos estudantes.
Para mais informações entre em contato com a Divisão de Relações Internacionais pelo e-mail dirin.aginova@ufms.br.
Texto: Leticia Bueno
Fonte: Site UFMS