Inscrições ao 1º Concurso Nacional de Startups foram prorrogadas até 5 de outubro

Postado por: Inovação UFMS
Ação pretende incentivar projetos e ideias inovadoras e poderá oferecer R$ 1 milhão em investimento a jovem empreendedor
A Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) e a Anjos do Brasil prorrogaram até o dia 5 de outubro de 2012 o prazo para as inscrições no 1º Concurso Nacional de Startups. A proposta do concurso é contribuir para a dinamização do ambiente empreendedor brasileiro, promover a criação de empresas inovadoras, fomentar o investimento anjo e divulgar fontes de financiamento e formas de acesso. Os interessados em participar e conseguir visibilidade para seu negócio poderão efetuar a inscrição gratuita de projetos até o prazo estabelecido, por meio do site competicao.anjosdobrasil.net.
Todos os projetos inscritos vão passar por avaliação de uma comissão julgadora, que avaliará se as propostas estão dentro dos requisitos estabelecidos para o concurso. Só será validada a inscrição dos projetos que tenham um plano de negócios bem estruturado, que sejam de empreendedores com empresas constituídas há no máximo dois anos ou ainda não formalizados, e que as ideias sejam inovadoras e com diferenciais. Os empreendedores que se inscreverem precisam ainda ter como meta, no mínimo, atuar em todo o mercado brasileiro, além de serem maiores de 18 anos.
Seleção
Serão selecionados para a final os 10 melhores projetos, sendo o primeiro de cada região (Centro-Oeste, Norte, Nordeste, Sul e Sudeste) e os cinco melhores em caráter geral. Para a definição dos finalistas, a comissão avaliará se o problema foi claramente delineado e é real, a solução inovadora que responde ao problema, potencial de mercado do projeto e escalabilidade. Cada trabalho será avaliado por pelo menos dois membros da comissão avaliadora.
Os finalistas terão que apresentar os projetos para uma banca de investidores-anjos no dia 22 de novembro, em Salvador (BA), durante o 18º Congresso Nacional de Jovens Empreendedores, tendo a chance inclusive de receber até R$ 1 milhão em investimento-anjo.
Primeira edição
A expectativa dos organizadores do Concurso Nacional de Satartups é tornar a ação um evento anual da Conaje, que possa atrair a cada edição mais empreendedores e incentivar a inovação no cenário empresarial.
Saiba mais sobre startup e investidor-anjo
De origem americana, a palavra startup possui vários conceitos. Mas no sentido empreendedor significa empresas de pequeno porte, recém-criadas ou ainda em fase de constituição, com atividades ligadas à pesquisa e desenvolvimento de ideias inovadoras, cujos custos de manutenção sejam baixos e ofereçam a possibilidade de rápida e consistente geração de lucros. Além disso, o negócio desenvolvido pela startup deve ser viável, ou seja, que ele será não só sustentável, mas que apresente também potencial de sucesso. As startups nascem de ideias de empreendedores, que acreditam poder fazer um produto ou serviço significativo e rentável. Durante o processo de desenvolvimento dessa ideia, define-se um modelo de negócio.
Investidor-anjo
O Investidor-Anjo é normalmente um (ex-)empresário/empreendedor ou executivo que já trilhou uma carreira de sucesso, acumulando recursos suficientes para alocar uma parte (normalmente entre 5% a 10% do seu patrimônio) para investir em novas empresas, bem como aplicar sua experiência apoiando a empresa. Importante observar que diferentemente que muitos imaginam, o Investidor-Anjo normalmente não é detentor de grandes fortunas, pois o investimento-anjo para estes seria muito pequeno para ser administrado.
Ficha Técnica
1º Concurso Nacional de Startups
Inscrições: até o dia 5 de outubro
Mais informações: competicao.anjosdobrasil.net.
Realização: Conaje e Anjos do Brasil
Informações para a imprensa
Jornalista Fernando Dantas
(62) 9227-2631