Lançamento do edital de divulgação da Mobilidade Acadêmica Internacional UFMS e U.Porto – Ano Acadêmico 2020/2021

Postado por: Vanessa Correa Gama

A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL, por meio da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova), em conformidade com as disposições  do Acordo de Cooperação nº 50/2018, publicado no DOU nº 223/2018, no BSE Nº  6.922/18, alinhado ao Plano Institucional de Internacionalização (Resolução nº 80, Coun, de 30 de agosto de 2018) e ao Regulamento de Mobilidade Acadêmica Internacional outgoing e incoming (Resolução nº110, Coun nº110/2019), torna público as orientações quantos aos procedimentos necessários para participação dos estudantes matriculados em cursos regulares de graduação e de pós-graduação da UFMS, para se candidatarem à Mobilidade Acadêmica Internacional na Universidade do Porto.

Download (PDF, 2.99MB)

Links do Edital nº 9/2020:

Sobre U. Porto – estudantes internacionais

Contatos das Faculdades da Uporto

Estudantes IN – Candidatura online – U.Porto

Não se esqueça que durante a candidatura no site da U Porto você deve marcar a opção “Acordo de Cooperação – Estudos” para se enquadrar no edital. Além disso, na etapa 4 do formulário, você deve informar o ‘Coordenador Local’, que equivale ao diretor de sua unidade acadêmica, e o ‘Professor Responsável pela Mobilidade’, que equivale ao seu coordenador de curso. Ambos devem estar cientes e de acordo com sua mobilidade.

Atenção! As candidaturas para um período de mobilidade na U.Porto no 2º semestre de 2020/2021 abrirão no dia 30 de agosto de 2020, sendo assim, somente a partir dessa data os estudantes interessados conseguirão atender ao item 4.1. do Edital de Divulgação AGINOVA/UFMS nº 9/2020.

IMPORTANTE:  DO IMPACTO DEVIDO À PANDEMIA COVID-19

  1. Considerando a emergência em saúde pública decorrente da pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19, as recomendações do Ministério da Educação, do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde e das autoridades de saúde pública, bem como os normativos internos sobre as medidas de prevenção contra a contaminação, especialmente a Portaria nº 494, de 09 de abril de 2020 da UFMS, e as Portarias nº 343, de 17 de março de 2020 e  nº 395, de 15 de abril de 2020 do Ministério da Educação. Todos os candidatos devem estar cientes de que, na medida em que a pandemia causada pelo novo coronavírus impactar as atividades da UFMS e da U. Porto, o programa do qual trata este edital poderá sofrer alterações, incluindo o adiamento ou cancelamento das mobilidades. As decisões nesse sentido serão tomadas de forma conjunta, envolvendo a AGINOVA e a U. Porto. 
  2.  Não se recomenda realizar a compra de passagens, requerer visto ao país de destino e realizar o segúro de saúde internacional antes da Carta de Aceitação da U.Porto e a confirmação da efetivação da mobilidade com a U.Porto e a UFMS, devido a possíveis cancelamentos e alterações que poderão ocorrer, decorrente da pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19. A UFMS se exime de quaisquer responsabilidades relacionadas às despesas do aluno. 

Dúvidas, entre em contato na Dirin/Aginova, e-mail: dirin.aginova@ufms.br

Compartilhe:
Veja também