OPORTUNIDADE! BOLSAS DE ESTUDO IILA-MAECI/DGCS PARA CIDADÃOS LATINOAMERICANOS PARA O ANO 2025

Postado por: Vanessa Correa Gama

A Organização Internacional Ítalo-Latino Americana (IILA), com o financiamento da Direção Geral para a Cooperação ao Desenvolvimento do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional italiano (DGCS/MAE), concede bolsas de estudo a cidadãos dos países membros da IILA que desejem realizar estágios pós-universitários de especialização e/ou de atualização dos conhecimentos nas seguintes áreas:

  • AGROALIMENTOS E TECNOLOGIAS ALIMENTARES, com especial atenção à fruta tropical, aos produtos autóctones, aos alimentos para animais, aos nutracêuticos, aos alimentos funcionais e à aplicação de novas tecnologias aos produtos e à segurança alimentar.
  • SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E ENERGIAS RENOVÁVEIS, com especial atenção às ações que visam a proteção da água, ar e solo, conservação da biodiversidade, observação da Terra, luta contra a desertificação, medidas de adaptação e mitigação dos efeitos das alterações climáticas e estudo e/ou desenvolvimento e implementação de energias verdes (eólica, solar e/ou geotérmica).
  • CIÊNCIAS DA VIDA E BIOTECNOLOGIA, dando prioridade às propostas relativas à medicina pediátrica, oncológica, às doenças crônicas não transmissíveis, bem como àquelas relativas à aplicação das biotecnologias na saúde, no meio ambiente e /ou aos alimentos.
  • CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS ESPACIAIS, priorizando propostas voltadas para a observação da Terra e do Universo, Ciências da vida e Medicina espacial, Engenharia e tecnologias de plataformas de satélites, Economia espacial e Direito espacial, e aquelas vinculadas a qualquer uma das outras áreas temáticas desta convocatória.
  • CONSERVAÇÃO, TUTELA, RESTAURAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL, de modo especial propostas que compreendem a valorização do patrimônio material e imaterial, a participação das comunidades e projetos de formação para os formadores.

BENEFÍCIOS:
A bolsa de estudo, que terá duração mínima de 3 meses e máxima de 6 meses, inclui:
a) um orçamento mensal de € 1.500 para as despesas de alimentação e alojamento;
b) seguro contra doenças, infortúnios e responsabilidade civil.

Exclusivamente durante o período da viagem de chegada e retorno, bem como durante o período de permanência previsto para o desenvolvimento da pesquisa em território italiano.
O custo de ida e volta do país de origem para a Itália ficarão totalmente a cargo do bolsista, ou da Instituição a qual faz parte, bem como eventuais despesas para a obtenção da documentação necessária para a estada na Itália.

Para concorrer a oportunidade, confira o EDITAL BOLSAS DE ESTUDO IILA-MAECI/DGCS PARA CIDADÃOS LATINOAMERICANOS PARA O ANO 2025 

Download (PDF, 596KB)

Compartilhe:
Veja também