Palestrantes sem fronteiras

Postado por: Nathalia Jeronimo

O programa “Palestrantes Sem Fronteiras”, originalmente intitulado “Lecturers Without Borders”, tem como intuito conectar cientistas que estejam em viagem, seja por motivos de conferência ou motivos pessoais, com escolas de Ensino Médio a fim de organizarem palestras gratuitas in loco. A partir deste ano, porém, também é possível a organização de tais palestras por meio de Webinars, isto é, online.

O projeto Palestrantes Sem Fronteiras, que tem como sede as cidades de Paris (França) e Munique (Alemanha), foi desenvolvido por um grupo de cientistas internacionais, professores universitários e professores de escolas regulares que fazem uso de suas oportunidades de viagem (conferências científicas, férias, etc) para fazerem palestras gratuitas em universidades e escolas locais.

O objetivo principal do programa é inspirar estudantes de Ensino Médio e aumentar sua motivação em aprender ciência. Atualmente, o projeto já conta com mais de 120 palestrantes e pode alcançar até 8000 escolas na Europa e na Ásia.

Como fazer uma palestra?

  1. Inscreva-se

A inscrição, que é feita em um banco de dados, pode ser realizada por meio do preenchimento de um formulário encontrado na seção “Register as a scientist” (Inscreva-se como um cientista) do endereço eletrônico lewibo.org. O candidato deverá disponibilizar seu nome, e-mail e afiliação acadêmica apenas como forma comprobatória de sua atuação como cientista.

  1. Defina um horário e uma data

Para que a palestra seja organizada, o candidato deve informar seu formato, tópico desejado, público e duração. Tudo será organizado com base em suas preferências e com base no banco de dados da escola, ou seja, contatos, logística, tudo será providenciado. O que se espera do palestrante é apenas uma excelente palestra.

  1. Ministre sua palestra

Palestrar para crianças é extremamente gratificante, pois elas adoram palestras e interação com cientistas.

Como sediar uma palestra?

  1. Inscreva-se

A inscrição, que é feita em um banco de dados, pode ser realizada por meio do preenchimento de um formulário encontrado na seção “Register as a school” (Inscreva-se como uma escola) do endereço eletrônico lewibo.org. Escolas, instituições de educação, associações e universidades são bem-vindas.

  1. Organize um Webinar

Para organizar um Webinar, é possível escolher um dos que estão disponíveis no menu de webinars compartilhado com as escolas registradas mensalmente ou simplesmente enviar uma solicitação.

  1. Planeje uma palestra offline

Após registrar-se no banco de dados, o solicitante será informado sobre oportunidades de ministrar uma palestra offline. Assim que um cientista planejar uma viagem à sua região, possibilidades de organização de uma palestra com escolas locais parceiras serão analisadas.

Fonte e mais informações:https://lewibo.org/

Compartilhe:
Veja também