Chamada de submissão de artigos para o próximo número da revista ESS (vol. 34, nº 1-2022) – Dossiê B

Postado por: Nathalia Jeronimo
Chamada de submissão de artigos para o próximo número da revista ESS (vol. 34, nº 1-2022) - Dossiê BComo extensão à mais recente convocação da Revista de Educação Superior e Sociedade (ESS) para submissão de artigos à seção geral e para seus próximos dossiês temáticos a serem publicados no primeiro semestre de 2022, o UNESCO IESALC convida você a enviar contribuições para o Dossiê Tema B: Alcançar uma internacionalização mutuamente inclusiva do ensino superior na América Latina e no Caribe, que contará com dois editores convidados: Emma Sabzalieva, Analista de Política Sênior, e Francesc Pedró, Diretor da UNESCO IESALC.
O cenário político global está mudando em direções que inspiram esperança por um futuro melhor e continuam a levantar preocupações sobre as perspectivas de equidade. O ensino superior em todo o mundo tem sido fortemente impactado por essas mudanças em curso, que afetaram particularmente os processos de internacionalização relacionados à mobilidade, parcerias, ensino e aprendizagem. A pandemia COVID-19 exacerbou muitas das desigualdades subjacentes que há muito estavam presentes no ensino superior internacional, aumentando a necessidade de um melhor entendimento das disparidades epistemológicas, geográficas e outras.
Um relatório recente do UNESCO-IESALC afirma que os valores e princípios da internacionalização do ensino superior são “a promoção da aprendizagem intercultural, a cooperação interinstitucional baseada no benefício mútuo, solidariedade, respeito mútuo e associação justa” (UNESCO -IESALC , 2021, pág. 40 *).
Esta edição especial da ESS convida você a enviar trabalhos que atendam ao chamado para a internacionalização do ensino superior que seja mutuamente inclusivo. O número especial enfoca a América Latina e o Caribe (ALC) como região que desempenhou um papel decisivo na promoção da reflexão sobre a descolonialidade, mas também aceitam-se artigos que examinem a ALC desde uma perspectiva comparada, bem como aqueles que se baseiem em outros. contextos mundiais. Os tópicos potenciais para artigos nesta edição especial podem incluir: descolonialidade e internacionalização, o papel da internacionalização como uma ferramenta estratégica no desenvolvimento, a interação da mudança política e do ensino superior internacional e o tratamento das desigualdades na internacionalização.

A data de encerramento das remessas é 31 de outubro de 2021.

Todos os artigos recebidos serão submetidos à avaliação externa anônima (duplo cego) por pares.
Convidamos você a fazer suas inscrições por meio da plataforma da Revista Educação Superior e Sociedade (ESS).
Para qualquer pergunta ou dúvida escreva para o email: ess-iesalc@unesco.org