Chamadas abertas para programa de iniciação à pesquisa na França

Postado por:

Estão abertas até o dia 10 de abril as chamadas para o programa “Escolas de verão França excelência”, organizado pela Embaixada da França em parceria com o Campus France. O objetivo do programa é proporcionar, através dos cursos de iniciação à pesquisa em polos de excelência na França, o contato entre os estudantes e orientadores franceses, além de ampliar as possibilidades de cotutela e codireção de tese no nível do doutorado.

Os cursos são oferecidos em inglês no mês de julho de 2019 e geralmente incluem sessões de iniciação à pesquisa, aulas de francês, atividades culturais e, em alguns casos, oferta de alojamento e refeição. Consulte o programa e as condições no site de cada curso.

Para se candidatar, o estudante deve estar inscrito em curso de mestrado ou no primeiro ano de doutorado no Brasil, e acessar a plataforma online antes do dia 10 de abril de 2019. Os resultados serão anunciados em maio.

Serão selecionados até 40 estudantes brasileiros para ter sua viagem de ida e volta custeada pela embaixada da França (SCAC-IFB). Os estudantes contemplados pelo edital deverão buscar financiamento para a inscrição e demais custos, que variam de acordo com a universidade escolhida. Além de recursos pessoais, é possível solicitar o financiamento de Fundações de Apoio à Pesquisa (FAPs) de cada estado do Brasil.

Mais detalhes aqui.

Confira o edital completo:

Download (PDF, 583KB)