Cinema Francês 2023: a UFMS exibe o filme “O desafio de Marguerite”.

Postado por: Jessica da Silva Militao
Como parte do Festival Varilux de Cinema Francês 2023, a UFMS exibirá o filme documentário francês “O desafio de Marguerite”, de Anna Novion, na quinta-feira, 7 de dezembro, às 19h.
Marguerite é uma estudante de doutorado em matemática na Normal Sup em Paris. Sua vida vira de cabeça para baixo quando ela descobre um erro em sua tese que abala suas certezas. Determinada a deixar tudo para trás e começar de novo, ela limpa o passado e mergulha na realidade.
Ao longo do caminho, Marguerite descobre a independência, faz amizade com a jovem Léa e tem sua primeira experiência amorosa. É graças a essas novas experiências e a esse novo ímpeto que ela finalmente encontrará a solução para seu teorema.
A história desse filme pode tocar a todos, é claro que não se precisa de nenhum conhecimento matemático para entendê-lo. É uma história que nos faz questionar a direção que estamos tomando em nosso trabalho e em nossas vidas.
O filme será exibido no Auditório  Marçal de Souza Tupã – Corredor Central (Bloco 2 -próximo aos bancos) na Cidade Universitária.
Será exibido em francês com legendas em português, e é aberto a todos, incluindo a comunidade externa e não falantes de francês.
Espero vocês, para ver o filme e trocar ideias !
Loïc Le Morvan
Professor Assistente de Francês na UFMS