Segundo dia da Conferência de Internacionalização da UFMS 2021

Postado por: Mario Marcio da Rocha Cabreira

Prossegue hoje, de 13h30 até as 17h, a CONFERÊNCIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA UFMS 2021.

O evento é organizado pela Secretaria de Relações Internacionais da Agência de Internacionalização e Inovação (Serin/Aginova). Podem participar da Conferência professores, técnicos, acadêmicos de graduação e pós-graduação, diretores e gestores. O evento é transmitido ao vivo, via YouTube, no canal da UFMS.

Confira a programação de hoje:

13h30 às 14h30 | Palestra – A internacionalização e a estratégia do multilinguismo, com destaque para o lugar do Espanhol.

Palestrante: Gilvan Müller de Oliveira, Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo/UFSC.

Moderadora: Suzana Mansilla, docente no CPAN/UFMS.

14h30 às 15h30 | PAINEL 4 – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Cooperação Internacional.

Palestrante: representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e pesquisadores da UFMS.

Moderadora: Maria Lígia Macedo, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFMS.

15h30 às 16h15 | PAINEL 5 – Política de internacionalização; diferentes ações que favorecem a internacionalização do currículo, a internacionalização no plano virtual e a mobilidade.

Palestrante: Eva Fanjul, Chanceler, Fundación Konrad Lorenz (Colômbia) e Beatriz Peluffo, Diretora da Faculdade de Ciências da Educação da Universidad de la Empresa (Uruguai).

Moderador: Albert Schiaveto de Souza, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis UFMS.

16h15 às 17h | PAINEL 6 – Internacionalização entre as universidades brasileiras e francesas.

Subtema 1: O papel do Consulado da França para a aproximação entre as universidades brasileiras e francesas.

Palestrantes: Claire Loyer, Adida de Cooperação para o Francês; e Marion Bachelart, Assessora para a Ciência e a Tecnologia.

Subtema 2: O papel do Câmpus France-Brasil e dados da mobilidade acadêmica Brasil-França.

Palestrante: Mariana Midori Isagawa, Coordenadora de comunicação e eventos do
Campus France Brasil;

Subtema 3: Relato de experiência da parceria entre a UFMS e a Université Sorbonne Paris Nord. Palestrante: Elizabete Aparecida Marques, Secretária da Editora UFMS (Sedit/Agecom/RTR).

Moderadora dos três subtemas: Carolina Lino Martins, docente na Faeng/UFMS, curso Engenharia de Produção.

17h | Encerramento geral

Links da transmissão: http://youtube.com/tvufms