Inscrições prorrogadas: Diplomacia Civil seleciona delegação para fóruns da OCDE e Comissão Europeia

Postado por:

O programa Diplomacia Civil, iniciativa do Instituto Global Attitude, abre inscrições para formar duas das delegações mais esperadas do ano, as quais irão discutir temas focados na economia mundial, questões da digitalização no trabalho, cooperação e desenvolvimento internacional e os desafios da desigualdade em fóruns promovidos pela OCDE e pela Comissão Europeia.

Os delegados terão a oportunidade de assistir a debates e palestras com líderes e organizações internacionais, além de contar com uma agenda de reuniões exclusiva, organizada pelo programa, e com os Diplo.Labs – workshops online de capacitação com temas preparatórios para os eventos.

Sobre os fóruns

Realizado anualmente em Paris, França, o OECD Forum completa a sua 20ª edição este ano, que acontece entre os dias 18 e 23 de maio. Evento é uma oportunidade de debate entre governo, sociedade civil, terceiro setor, acadêmicos e representantes da OCDE sobre como enfrentar os principais desafios econômicos, sociais e de governo, decorrentes da economia globalizada, reunindo mais de 3 mil pessoas dos mais diversos países.

O tema de 2019 será “World in EMotion”, refletindo para quatro questões principais: novo contrato social; integridade e confiança; digitalização e o futuro do trabalho; e Cooperação Internacional.

European Development Days (EDD), por sua vez, é o principal fórum europeu sobre cooperação e desenvolvimento internacional, reunindo mais de 10 mil participantes de 150 países anualmente em Bruxelas, Bélgica.

Este ano, o evento acontece entre os dias 16 e 21 de junho e se debruça sobre o tema “Enfrentando as desigualdades: construindo um mundo que não deixa ninguém para trás”, com foco em três questões principais: por que desigualdades importam para o desenvolvimento sustentável; compreendendo as causas estruturais das desigualdades; e trabalhando em conjunto através de políticas mais eficazes para lidar com as desigualdades.

Como participar

Podem se candidatar estudantes, jovens profissionais e pesquisadores de 18 a 35 anos, independente da área de formação, até o dia 14 de abril (segunda-feira), às 23h59, preenchendo o formulário eletrônico e anexando currículo.

O critério de seleção leva em conta o desempenho acadêmico do candidato, interesse pela temática abordada nos eventos e proposta de artigo, desenvolvido durante a preparação para a viagem.

O programa é pago e inclui o credenciamento no evento, passagens aéreas de ida e volta, traslado aeroporto-hotel, acomodação em hotel, seguro saúde, workshops Diplo.Labs, supervisão e orientação para redação do artigo de pesquisa, cartão de visita personalizado, certificado de participação e acompanhamento de um coordenador do Diplomacia Civil.

Sobre o Diplomacia Civil

O programa tem a missão de engajar jovens brasileiros na agenda mundial através de capacitação e coordenação de delegações para conferências internacionais, permitindo que futuros líderes brasileiros tenham voz ativa no cenário externo. Desde 2011, o Instituto Global Attitude já coordenou a participação de mais de 320 jovens em programas internacionais.