Mais de 400 vagas são oferecidas em cursos de línguas

Postado por: Vanessa Correa Gama

Língua Terena e leitura de textos acadêmicos em Inglês são as novidades para este semestre

Até 3 de setembro estão abertas inscrições para os cursos de línguas oferecidos por meio do programa institucional de extensão universitária Progeli/UFMS: ensino de línguas. São 470 vagas distribuídas em turmas de Inglês para iniciantes, Inglês 1, 2, 3, 4, 5 e 6, Espanhol 1,4 e 6, Francês 3, língua Terena e Leitura de textos acadêmicos em Inglês.

“Este programa já existe há 25 anos e é muito conhecido em Campo Grande por oferecer cursos de línguas adicionais. Em 2020, por conta da pandemia da Covid-19, já trabalhamos na modalidade on-line e foi muito produtivo tanto para os bolsistas que experimentaram uma nova forma de ensinar, muito gratificante e desafiadora, e para o público que teve boa aceitação. Para este semestre teremos duas novidades: o curso de língua Terena para iniciantes e o curso de Leitura de textos acadêmicos em Inglês para quem tem interesse em fazer um curso de pós-graduação ou está na Universidade e quer fazer uma leitura mais eficiente de textos propostos por professores”, explica a coordenadora do programa Marta Banducci Rahe.

Neste semestre, as aulas também serão realizadas em formato on-line via plataformas de ensino e os encontros serão síncronos, com duração de duas horas semanais. Além dos encontros, haverá fóruns para discussão, uma hora semanal para tirar dúvidas e outras atividades. Para se inscrever é necessário ter no mínimo 14 anos, preencher a ficha de inscrição disponível aqui até as 17h do dia 3 de setembro. As vagas em cada turma são limitadas e o preenchimento obedecerá o critério de ordem de inscrição.

Há vagas para turmas nos períodos vespertino e noturno durante os dias da semana e matutino e vespertino aos sábados. As aulas são ministradas por acadêmicos de graduação da UFMS sob supervisão de professores ou técnicos e começarão em 8 de setembro, com término previsto para 18 de dezembro.

São necessários os seguintes documentos: cópia do comprovante do recolhimento da matrícula, no valor de R$ 260,00 para comunidade externa e R$ 230,00 para comunidade acadêmica; cópia da carteira de identidade e CPF, cópia do comprovante de endereços e, se for servidor, comprovante de vínculo com a UFMS.

“Estamos mantendo o programa vivo na UFMS mesmo neste contexto de pandemia, pois sabemos da sua importância para o público e para a comunidade acadêmica. Para o próximo ano, há previsão de oferecer também o curso de Português como língua de acolhimento. Contamos com o apoio de todos e com o público que quer fazer uma outra língua em um curso com qualidade, muito dinâmico. Tenho certeza de que irão gostar bastante”, ressalta Marta.

Mais informações sobre as turmas, horários e dias de aulas e forma para envio de documentos estão disponíveis no edital que pode ser conferido aqui ou no site do programa projele.ufms.br. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail ufmsprojele@gmail.com.

Texto: Vanessa Amin

Fonte: Site UFMS